Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Meio-Ambiente faz mapeamento da Mata Atlântica

Dimitri do Valle - Folha do Paraná
03 out 2001 às 18:49

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Meio-Ambiente do Estado apresentou a conclusão de um mapeamento inédito da reserva de Mata Atlântica no Paraná. Cerca de 1,050 milhão de hectares ainda estão preservados, segundo o Programa de Proteção à Floresta Atlântica (Pró-Atlântica) que levou 10 meses para ficar pronto. Um satélite tornou possível a radiografia total da área, composta pela Serra do Mar, planície litorânea e Vale do Ribeira. Os antigos trabalhos de monitoramento eram limitados a fotos tiradas de avião.

Programas de computador (softwares) também ajudaram na identificação do cinturão verde. Sem os mesmos, os técnicos ambientais tinham que se debruçar sobre as fotos aéreas e tirar suas conclusões a olho nu.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O coordenador-geral do Pró-Atlântica, Valmir Augusto Detzel, diz que o mapeamento traz informações precisas a um setor conhecido apenas por estimativas. O levantamento indica que a vegetação de grande porte está presente em 795 mil hectares, contra 221 mil de vegetação mista e outros 36 mil hectares de reflorestamento. Regiões ecológicas como essas que ficarem na rota de crescimento das cidades terão condições de não serem atingidas. As imagens digitalizadas, com maior definição, vão dizer se aquele ponto é ou não intocável.

Leia mais:

Imagem de destaque
177 escolas de 98 municípios

Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola

Imagem de destaque
Prepare-se para mais chuva

Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia

Imagem de destaque
Capital do Paragual

Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira

Imagem de destaque
Vítima tinha 66 anos

Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná


"O mapeamento nós dá condições de aplicar ações mais concretas no sentido de direcionar o desenvolvimento urbano para áreas menos críticas", afirma Detzel. Ele diz que o próximo passo do estudo é saber como está o processo de exploração de reservas minerais dentro da Mata Atlântica. Haverá um novo mapeamento. "Assim poderemos cruzar as informações e saber se a mineração está sendo feita dentro da área protegida." A meta é evitar ainda a emissão de licenciamento para empresas explorarem áreas de proteção ambiental.

De acordo com a Secretaria do Meio-Ambiente, o Estado tem a maior faixa contínua de Mata Atlântica preservada do País. Na época da colonização do Brasil, a floresta fazia parte da paisagem litorânea entre as regiões Nordeste e Sul. A situação local poderia ser bem melhor. Desde 1930, quando as derrubadas de mata nativa passaram a ser registradas, cerca de 90% do Paraná era coberta pela floresta. Hoje, apenas 8% continuam preservados. Pelo menos, segundo Detzel, o mapeamento confirma que esse índice não diminuiu. "Temos uma área florestal bastante grande."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo