Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Centro do Paraná

Mel de Ortigueira é de alta qualidade, diz Iapar

Redação Bonde com AEN
17 ago 2013 às 17:50

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Estudo conduzido pela pesquisadora Maria Brígida Scholz, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, comprova a alta qualidade do mel produzido na região de Ortigueira, no centro do estado.

Dentre os atributos físicos, químicos e sensoriais avaliados, Brígida destaca a coloração clara e o sabor suave do mel produzido em Ortigueira, características asseguradas principalmente pelas flores de capixingui (árvore nativa) e de assa-peixe (arbusto nativo), comuns nas pastagens apícolas da região.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A pesquisa do Iapar integra ação maior, denominada "Mel do Município de Ortigueira", executada em parceria com Sebrae, Senar, Prefeitura e Associação dos Apicultores. O objetivo é agregar valor ao produto e transformar a região em referência nacional na produção e comercialização de mel de qualidade, e já resultou na obtenção do selo de denominação de origem, outorgado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), uma certificação que atesta o alto padrão do produto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Londrina na lista

Mais Médicos terá 57 profissionais intercambistas no Paraná

Imagem de destaque
Nova ferramenta

Sanepar cria serviço no WhatsApp para usuário avisar sobre vazamentos

Imagem de destaque
Entenda

Lei de gratuidade de passagens para idosos nos ônibus intermunicipais é sancionada

Imagem de destaque
Com vagas para universidade

Aplicação da Prova Paraná Mais começa nesta semana em toda a rede estadual


TRABALHO – Segundo o consultor do Sebrae, Fabrício Pires Bianchi, o projeto atende diretamente a 45 apicultores. Indiretamente o número de beneficiados é maior porque inclui produtores envolvidos em outras ações, como os eventos técnicos, por exemplo. "Realizamos eventos como ‘clínicas tecnológicas’ e outras iniciativas no decorrer do ano, que atendem a mais de 250 pessoas", informa Bianchi.


Bianchi lembra que o município tem uma história de "apicultura notável", com pastos apícolas diferenciados e, inclusive, condição de produzir mel monofloral, uma particularidade que poucas regiões brasileiras têm.

Ortigueira é o maior produtor de mel do Paraná e o segundo do Brasil, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até 2009, o município não figurava nem entre os vinte maiores do Brasil e não liderava no Paraná. Hoje, além da rápida ascensão no ranking, já conta com a aprovação prévia do Sistema de Inspeção Federal (SIF), órgão de fiscalização do Ministério da Agricultura, para instalar uma unidade coletiva para beneficiamento de mel dos produtores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo