Melhorou o desempenho dos alunos paranaenses de 4ª e 8ª séries, de acordo o último relatório da Avaliação do Rendimento Escolar (AVA-2000), divulgado pela Secretaria Estadual da Educação. A avaliação, preparada pelo Núcleo de Informações Educacionais da secretaria nas disciplinas de ciência, língua portuguesa e matemática, mostra uma alta nas notas médias, em relação aos exames realizados em 1998.
A AVA é realizada a cada dois anos nas escolas das redes municipais e estadual do Paraná. Em 2000, participaram do teste 207 mil estudantes.
Ciências foi a disciplina com maior progresso.
A média nesta matéria foi de 249,8 contra 235,6 em 98. Português apresentou média de 250,0. Em 98, o índice havia sido de 246,5. O resultado menos expressivo ocorreu em matemática, cuja média manteve-se estável: 250,4 em 2000 contra 249,6 em 1998.
Leia mais:

No Paraná, Assaí e Ponta Grossa estão entre as 21 comunidades mais inteligentes do mundo

Com mais de 740 casas, Arapongas inaugura novo bairro planejado

Polícia faz operação em Maringá contra grupo ligado a fraudes financeiras em 11 estados

Menino de Maringá conquista cinco aprovações em Medicina aos 18 anos
Além de testar o nível de conhecimento dos alunos, a AVA fornece subsídios para a melhoria do trabalho pedagógico nas escolas. As análises apresentadas no relatório oferecem um amplo diagnóstico do desempenho dos alunos, apontam alguns erros cometidos e dão sugestões para que os professores possam corrigir e trabalhar as deficiências apresentadas.
A próxima avaliação será realizada este ano, no mês de outubro.