Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
LGBTIfobia

Ministério Público do Paraná ajuíza 1ª denúncia criminal por homofobia

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 jan 2020 às 11:13
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O MP-PR (Ministério Público do Estado do Paraná) ajuizou, no final de 2019, a primeira denúncia criminal pela prática de crime de LGBTIfobia.

Segundo informações da assessoria de imprensa do órgão, no dia 25 de julho de 2019, numa casa noturna em Foz do Iguaçu (Oeste), após um esbarrão acidental, um homem teria empurrado outro sobre uma mesa, proferindo diversos xingamentos homofóbicos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma mulher tentou impedir a continuidade das agressões, mas foi atingida pelo agressor com uma garrafa de vidro no rosto e no ombro, o que lhe causou diversas lesões.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aumento da eficiência

Especialistas defendem necessidade de investimentos em ferrovias no Paraná

Imagem de destaque
Dia D

Mais de 214 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe e outras doenças no Paraná

Imagem de destaque
Sem condições

Médico acusado de trabalhar embriagado pula a janela para fugir da polícia em Mauá da Serra

Imagem de destaque
Localizado em Paranavaí

Maior núcleo genético de suínos da América Latina começa a comercializar animais


Em seguida, o denunciado também agrediu verbalmente, com expressões de teor preconceituoso, outra mulher, que filmava a situação.

Publicidade


Depois do julgamento da ADO (Ação Declaratória de Inconstitucionalidade por Omissão) nº 26 pelo STF, práticas LGBTIfóbicas passaram a ser enquadradas no conceito de "racismo cultural" e passaram a ser sujeitas às mesmas penalidades do crime de racismo.


Como ressalta o promotor de justiça Rafael Osvaldo Machado, coordenador do Núcleo de Proteção aos Direitos da População LGBT, há vários anos, a discriminação contra judeus também é considerada racismo cultural.

O processo criminal hoje tramita perante a 2ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu. O denunciado, que também responde pela prática do crime de lesão corporal, ainda não apresentou defesa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade