Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ministério testa cartão-saúde no Paraná

Dimitri do Valle - Folha do Paraná
19 jan 2001 às 18:14

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Cartão Nacional de Saúde deve ser testado pela primeira vez no País daqui a duas semanas. O município paranaense de Cerro Azul (97 km ao norte de Curitiba) vai dividir a responsabilidade de medir a eficácia do projeto com São José do Rio Preto (SP) e Aracaju (SE). O cartão de plástico, semelhante ao cartão de crédito, vai substituir as carteirinhas de papel do Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretora de sistemas da Secretaria da Saúde do Estado, Márcia Huçulak, diz que cartão integra o projeto para informatizar o atendimento dos pacientes do SUS. Ele vai ser a chave para identificar o usuário e acessar todos os atendimentos que ficarão cadastrados nos computadores do Ministério da Saúde. "Tudo vai ser mais ágil. O médico vai deixar de preencher fichas para fazer o atendimento", afirma.
Márcia diz que 31 municípios do Estado já estão capacitados para operar o novo sistema. A maioria fica na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ela acredita que a implantação do cartão vai dar a chance para os governos estaduais e municipais controlar melhor os gastos com a Saúde. "Com a informatização, vamos poder identificar com maior rapidez regiões com maior ou menor incidência de determinada doença e assim fazer um planejamento", exemplifica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para ter acesso aos cartões, a população terá que passar por um cadastramento. O trabalho ficará sob a coordenação das secretarias municipais de Saúde. A previsão é de que a maior parte dos cerca de 10 milhões habitantes do Estado recebam o cartão. Em Curitiba, um projeto semelhante entrou em operação em fevereiro de 1999. O Cartão Saúde já foi distribuído para cerca de 780 mil pessoas da Capital.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


O projeto desenvolvido na capital do Estado difere da idéia que o Ministério da Saúde vai testar nas próximas semanas. O Cartão Saúde não serve apenas para identificar os pacientes e verificar a quantidade de pacientes. Ele pode acessar todo o prontuário médico do paciente em qualquer unidade de saúde da cidade que estiver conectada ao sistema. A Secretaria municipal de Saúde destaca que isso pode se reverter num diagnóstico mais preciso do paciente.

A diretora de sistemas Márcia Huçulak diz que a diferença entre um projeto e outro não vai comprometer o uso do cartão nacional em Curitiba. "Os sistemas não são incompatíveis."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo