O ministro da Educação Paulo Renato de Souza (PSDB) esteve em Curitiba para divulgar o Dia Nacional da Família na Escola, que acontece no próximo dia 24. O dia nacional da família na escola visa aumentar a participação dos pais na vida estudantil de seus filhos.
O governador Jaime Lerner (PFL) e a secretária de Estado da Educação, Alcyone Saliba, participaram do evento. A solenidade foi Colégio Professor Brasílio Vicente de Castro, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A escola é referência no Estado e já recebeu o prêmio Gestão 1999, do Ministério da Educação (MEC), por inovações.
Após o lançamento da campanha o ministro se reuniu com professores e pais de alunos do colégio durante cerca de uma hora. Segundo o ministro, pesquisas mostram que a participação dos pais na vida escolar das crianças é fundamental. "Quando os pais se envolvem na educação dos filhos, eles aprendem mais", disse o ministro. Em 1994 havia 11 mil associações de pais e mestres em escolas públicas do País. Hoje são mais de 70 mil.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
"O dia da família na escola é um programa simples, que não depende de recursos, apenas da disposição dos pais", ressaltou o ministro. O colégio Brasílio Vicente de Castro é modelo por colocar em prática várias inovações. Entre elas está o estudo em salas ambientes. Os 1.700 alunos dos três turnos da escola estudam em salas específicas, de acordo com a disciplina. São os alunos que trocam de sala, enquanto os professores permanecem em espaços apropriados para o ensino de cada disciplina.
No Paraná, a Secretaria de Educação transformou o dia da família na escola em semana. Entre 23 e 28 de abril as escolas estaduais deverão desenvolver atividades que envolvam a participação dos alunos.