Na manhã desta quinta-feira (3), a Defesa Civil de General Carneiro esteve fazendo um levantamento das áreas de risco onde possa haver alagamentos ou deslizamentos na cidade. Foram verificados pontos nos bairros São João, Planalto, Magril, Suzano, Céu Azul e Centro. Além das constatações em setores propícios a alagamento que podem atingir dezenas de casas, a pior situação pode ser verificada no morro que fica entre os bairros Suzano e Céu Azul onde houve um deslizamento de terra.
O morro que começou a desmoronar em abril do ano passado havia estabilizado, mas com as chuvas das últimas semanas voltou a ter deslizamento de forma drástica e preocupante. Quem passa pelo local a pé, já que de carro é impossível tendo em vista que parte da rua Adelina Bottega não existe mais em virtude do desmoronamento, percebe um paredão no alto do morro de aproximadamente 20 metros de altura onde a terra começou a deslocar. Quem vem pela BR 153 sentido União da Vitória/General Carneiro, pouco antes de chegar na cidade, vê o paredão que se formou.
Na época do deslizamento, três casas foram removidas do local e agora existe mais uma que está em situação de risco. Segundo o cabo Thomaz, atual comandante do Corpo de Bombeiros Comunitário, já existe indícios de que a residência possa vir sofre danos futuramente. "Já tem fissuras para o lado de cima (da casa)", explica.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Entre ontem e hoje, foi feito um levantamento completo onde foram apurados os locais que estão em áreas de risco e números de prédios que podem ser afetadas tanto pelas chuvas como por deslizamentos. "Vamos apresentar este relatório nesta sexta-feira pela manhã no comando da Defesa Civil do estado", conta a secretária de Administração, Marjorye Gaiovicz. Todos os documentos que serão apresentados pela secretária, tem a finalidade de expor a situação atual do município que já registrou pelo menos cinco enchentes nos últimos oito anos, além de um vendaval e o deslizamento no morro do bairro Céu Azul. (com informações da Prefeitura de General Carneiro)