Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Exposição

Mostra reúne mil orquídeas no Museu Botânico de Curitiba

Redação Bonde
26 mar 2007 às 17:31

Compartilhar notícia

Leveza, variedade e colorido das flores proporcionam um passeio deslumbrante - Ivan Bueno/SMCS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aberta no sábado, a 89ª Exposição de Orquídeas é garantia de bons momentos de lazer e entretenimento em Curitiba nos próximos dias. Homenagem da Associação Paranaense de Orquidófilos ao aniversário da cidade, que completará 314 anos na quinta-feira (29), a mostra, no Museu Botânico, tem entrada gratuita e ficará aberta ao público até domingo (01), das 9h às 18h.

São mil exemplares de diferentes espécies, cores e tamanhos transformando a sala de exposições do Museu em um cenário que tem encantado os visitantes. Só no último domingo, 2.000 pessoas visitaram a exposição e a expectativa dos organizadores é de chegar a um público total de 15 mil pessoas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A expectativa se justifica. A leveza, a variedade e o colorido das flores são atrativos suficientes para quem quer fazer um bom passeio.

Leia mais:

Imagem de destaque
Hospital de Curitiba

MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente

Imagem de destaque
Veja os bairros

Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado

Imagem de destaque
Com 33 shows gratuitos

Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná

Imagem de destaque
renovação das espécies

IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho


Segundo Regina de Carvalho, ex-presidente da Associação e uma das raras mulheres colecionadoras de orquídeas, este é um universo marcadamente masculino. "Pelo menos 95% dos colecionadores e produtores de orquídeas são homens", diz Regina, única mulher a ocupar o cargo de presidente da Associação, criada em 1959.

Publicidade


Alessandro Dronk, atual presidente da Associação, conta que existem orquídeas de diferentes espécies em todo canto do mundo. O Brasil, afirma, tem quase 10% das orquídeas nativas do mundo. Elas nascem nas florestas, grudadas nos troncos das árvores. "Ao contrário do que as pessoas pensam, não são parasitas, não usam os nutrientes das árvores, apenas precisam do tronco para se alojar", explica, lamentando o desmatamento que é uma ameaça à espécie.


Mercado - Além de ter uma grande quantidade de orquídeas nativas, o Brasil também é exportador da planta. É o que atesta Gumercindo Pires Rodrigues, da Chácara Bela Vista, de Assai (SP), que participa da mostra curitibana. Maior produtora brasileira de orquídeas, a Bela Vista exporta para vários países, entre eles Japão, Estados Unidos, Inglaterra e Espanha. Implantada há mais de 60 anos e hoje comandada por Antonio Schmidt, que seguiu a carreira dos pais, a chácara tem pelo menos 300 mil orquídeas.

O Jardim Botânico fica na avenida Prefeito Lothario Meissner, s/n e o telefone é (41) 3362.1800.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo