A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) de Maringá registrou mais de 1.600 feridos em acidentes com motos de janeiro a junho deste ano. No mesmo período, 18 motociclistas foram vítimas fatais. Por conta dessas estatísticas, a secretaria vai lançar na próxima segunda-feira (28) o projeto Motociclista Prudente, com aulas teóricas e práticas gratuitas.
De acordo com o secretário de Trânsito e Segurança, Ideval Oliveira, a intenção é mobilizar a população alertando para a importância de reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo primeiramente motociclistas que pegaram a carteira de habilitação definitiva este ano.
"Os índices mostram que grande parte dos acidentes ocorrem com motociclistas que retiraram a carteira de motorista definitiva há pouco tempo. O projeto permanente vai capacitar e orientar esse público com a finalidade de reduzir acidentes e salvar vidas no trânsito".
A primeira turma, de 30 pessoas, vai começar a capacitação na segunda-feira (28), no pátio da Setrans, com aulas teóricas das 8 às 11h30 e práticas das 13h30 às 17 horas. Os interessados devem portar CNH na categoria A e comparecer ao curso com moto particular para poder realizar as aulas práticas.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
O projeto terá novas turmas todas as semanas, de segunda a quinta-feira, e as inscrições podem ser realizadas no setor de Educação de Trânsito da secretaria (avenida Gastão Vidigal, 421).
Na última semana, a Setrans promoveu blitze educativas em pontos estratégicos com malta concentração de motociclistas para fazer uma vistoria geral nos equipamentos e orientá-los a prevenir acidentes. Essas ações também devem continuar no decorrer do mês, com campanhas educativas e posteriormente com a emissão de multas.