Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Irregularidades

MP de Justiça pede a extinção de 5 fundações no Paraná

Redação Bonde
28 set 2010 às 10:40

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Promotoria de Justiça das Fundações e do Terceiro Setor de Curitiba protocolou cinco ações civis públicas visando à extinção de quatro fundações e a dissolução de uma associação com sede na capital.

Foi pedida a extinção da Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar), Fundação Gralha Azul, Fundação Giovanni Malucelli e Fundação Solidariedade. As quatro não prestaram contas ao Ministério Público nos últimos anos, não comprovando sua atividade regular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Associação Protetora dos Pacientes Renais e Transplantados de Curitiba e Região (Artc Curitiba) é acusada de desvio de finalidade e de estar sendo utilizada para fins diversos daqueles previstos no estatuto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Salário de R$ 3.806,80

Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias

Imagem de destaque
Alça de acesso a Colorado

BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança

Imagem de destaque
Dados detalhados

Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos

Imagem de destaque
Gerou estragos

Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva


A ação, neste caso, pede que a dissolução da entidade seja declarada já de forma liminar (antecipação de tutela), já que há indícios suficientes de que a Artc jamais desenvolveu qualquer atividade, mas continua formalmente ativa, e seu nome vem sendo usado indevidamente por uma empresa de cobrança.

Publicidade


Cabe ao Ministério Público do Paraná fiscalizar de forma permanente as entidades fundacionais, autorizando a sua criação, acompanhando as prestações de contas e promovendo eventual pedido de extinção, quando não estiverem atendendo as normas legais ou finalidades estatutárias. Todas as ações são assinadas pela promotora de Justiça Maria Natalina Nogueira de Magalhães Santarosa e foram ajuizadas na semana passada.


Fotrapar

Publicidade


A Fundação Força Trabalhista do Paraná foi instituída fevereiro de 2001, tendo ampla finalidade como desenvolver "atividades relativas à comunidade, promovendo assistência cultural, elevação moral, cívica, em especial do trabalhador, além do desenvolvimento das relações entre trabalhadores e empregados".


Fundação Gralha Azul

Publicidade


Instituída em janeiro de 1992, sua finalidade envolve "a promoção de obras literárias, em âmbito nacional; atividades relativas ao Rotary Club e à comunidade; assistência cultural, educacional; projetos nas áreas do meio ambiente e desenvolvimento tecnológico, visando o aperfeiçoamento da comunidade no amparo da pessoa humana em geral, e, em particular à infância, à velhice, aos indígenas e aos excepcionais.


Fundação Giovanni Malucelli

Publicidade


Instituída em abril de 1992, tem como finalidade "assistência cultural, educacional, publicação e tradução de livros, promoção de congressos, conferências e cursos, além de preservar a memória italiana no país.


Fundação Solidariedade

Publicidade


Foi instituída em dezembro de 1995, com a finalidade de, dentre outros, "desenvolver e executar projetos para atender seus associados e os associados das entidades jurídicas instituidoras, na área de assistência social, moral, cívica, cultural, esportes, lazer, meio ambiente, tecnologia, telecomunicações, transporte, turismo e lazer, visando o aperfeiçoamento da pessoa humana, em particular, da infância, juventude, velhice e excepcionais.


ARTC

Instituída em 2005, a Associação Protetora dos Pacientes Renais e Transplantados de Curitiba e Região foi constituída com a finalidade de "prestar assistência aos pacientes renais e transplantados de Curitiba e região, tendo como metas "divulgar e esclarecer o cidadão sobre a problemática do paciente de doença renal crônica e transplantado; colaborar com instituições médicas ou similares sugerindo soluções para os problemas da associação; promover a ampliação e melhoria dos serviços assistenciais nas programações de tratamento dialítico e ou de transplantes renais; desenvolver atividades recreativas, sociais, culturais e assistenciais; estudar e selecionar os casos de renais crônicos que necessitem de alojamento, medicamentos e orientação familiar; prestar serviços médicos, de enfermagem, psicológico, social, jurídico, dentre outros; e, manter contanto com outras entidades congêneres, inclusive internacionais, visando o aprimoramento da associação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo