Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Prudentópolis

MP-PR e ONG acionam Sanepar por dano ambiental

Redação Bonde com MP-PR
10 mar 2010 às 08:56

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Promotoria de Justiça de Proteção do Meio Ambiente de Prudentópolis, na região de Guarapuava, ajuizou nesta terça-feira (9), ação civil pública contra a Sanepar (Companhia de Saneamento do Estado do Paraná) por danos ao meio ambiente, à saúde pública e aos direitos do consumidor. A ação é proposta em conjunto com o Instituto os Guardiões da Natureza (ING).

O Ministério Público questiona a falta de tratamento de esgoto adequado na cidade, bem como a cobrança feita pela Sanepar de tarifa pela "coleta e tratamento de esgoto" – equivalente a 80% sobre o consumo de água gasto pelos consumidores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Liminarmente, o MP-PR e a ONG requerem que a Sanepar suspenda a cobrança da tarifa citada enquanto não tomar as providências necessárias para o tratamento correto do esgoto, em conformidade com a legislação ambiental e sanitária. Pedem ainda que a Sanepar pare de despejar esgotos residenciais e industriais no meio ambiente sem o tratamento adequado, propondo multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão

No mérito, entre outros pedidos, cobram o pagamento de multa pelo dano ambiental já causado, a recuperação das áreas degradadas e a devolução, em dobro, aos consumidores das tarifas de esgoto pagas nos últimos cinco anos. Pelo MP-PR a ação é assinada pelo promotor de Justiça Eduardo Cambi. O ING é representado pelos advogados César Dirlei Almeida e Vânia Mara Moreira dos Santos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo