Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Exemplo de vida

Mulher de 100 anos vai à escola e aprende informática

Redação Bonde
25 abr 2007 às 21:28
"Dona Toninha" será homenageada nesta quinta-feira (26), no Anfiteatro da Secretaria da Educação, a partir das 15 horas - Ricardo Lopes/PMM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As rugas do rosto e as costas um pouco curvadas não tiram a disposição de uma pessoa querida por todos que convivem com ela. Antonia Rita de Oliveira, conhecida carinhosamente como "Dona Toninha", completou no último dia 22 (domingo), 100 anos. Chegar ao centenário pode parecer comum, mas no caso dessa mulher, a determinação é um exemplo de vida e coragem.

Nascida no dia 22 de abril de 1907, na cidade de São Roque (Minas Gerais), veio para o Paraná onde construiu uma vida que é resultado de muita força, luta e resistência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Moradora do Jardim São Silvestre, "Dona Toninha", faz do seu dia-a-dia mais agradável e alegre com atividades normais de uma dona de casa. Considerada raiz da liberdade pela Comunidade Negra de Maringá, "Dona Toninha", já recebeu várias homenagens da sociedade maringaense.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Energia de Itaipu é a mais cara das grandes hidrelétricas, diz estudo

Imagem de destaque
Avicultura

Em liderança folgada, Paraná abate 34% dos frangos no Brasil

Imagem de destaque
1,9 mil produtos avaliados

Produtores do Paraná são destaque no Mundial do Queijo com 55 premiações

Imagem de destaque
Edição 2024

Expoingá chega aos 50 anos e quer movimentar mais de R$ 600 milhões


Além de levar uma vida comparada a de uma pessoa jovem, ela ainda vai à escola todas as noites. "Dona Toninha" é aluna da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Cuidadosa com seus materiais escolares, ela faz questão de sentar na primeira fileira da sala de aula. As mãos um pouco trêmulas, não a impedem de fazer as atividades com muito capricho. Sua determinação não termina por aí. Ela também freqüenta aulas de informática e já está se familiarizando com o mouse e o teclado.


Em novembro do ano passado (2006), "Dona Toninha" foi homenageada pelos estudantes do EJA, com um exemplar da Revista Maringá Ensina, quando trouxe estampada na capa uma foto dela.

Nesta quinta-feira (26), a partir das 15 horas, no Anfiteatro da Secretaria da Educação, "Dona Toninha" será novamente homenageada por sua força e determinação. Desta vez a iniciativa é das secretarias da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Educação e Assessoria da Promoção e Igualdade Racial, no Anfiteatro da Secretaria da Educação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade