Apesar da grande quantidade de shoppings centers em Curitiba, a cidade tem forte potencial de consumo já que a renda per capita anual do curitibano é de R$ 8,2 mil contra uma média nacional de R$ 6 mil/ano. Apostando nisso, o Grupo Multiplan anunciou aos lojistas e empresário de Curitiba, durante evento promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB- seção Paraná), a construção do maior shopping center do Estado, o ParkShopping Barigui.
O novo empreendimento começará a ser construído em abril do ano que vem. A inauguração será em 2003. A estimativa é de que no primeiro ano de funcionamento, o faturamento seja de R$ 220 milhões. O investimento na construção do shopping é de R$ 120 milhões, dos quais 40% são financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O grupo curitibano J. Malucelli é co-proprietário do empreendimento.
Situado na Avenida Mario Tourinho, bairro Barigüi, agora também chamado de Champagnat, região Oeste da capital, o novo shopping será um centro comercial nos moldes do Barrashopping, no Rio de Janeiro, e do Morumbishopping, em São Paulo. No ParkShopping Barigui haverá centro-médico, academia de ginástica, apart-hotel e parque de diversões. Ele terá 96 mil metros quadrados de área construída, onde estarão situadas 207 lojas, 2,4 mil vagas de estacionamento, 20 restaurantes e nove cinemas. Irá gerar 2,5 mil empregos diretos.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
De acordo com o consultor e diretor do Grupo Multiplan, Antonio Pierotti, o novo shopping vai abranger uma área onde estão situados 600 mil habitantes. "Pelas nossas pesquisas constatamos que são consumidores de alto poder aquisitivo e exigentes. Estimamos que 50 mil pessoas passem pelo shopping diariamente", disse.
Conforme Pierotti, existe a falsa impressão de que Curitiba tem muitos shoppings para o tamanho da cidade. "Mas são pequeno porte. Todos os shoppings de Curitiba juntos têm 80 mil metros quadrados de Área Bruta Locatável (ABL). Isso equivale a 50 metros quadrados para cada grupo de mil habitantes. Valor muito abaixo da média nacional, que é de 70 metros quadrados de ABL por mil habitantes, o que comprova que não há saturação e sim necessidade de um empreendimento como o nosso", explicou.
Segundo o presidente do Grupo Multiplan José Isaac Peres, 30% das lojas já estão em negociação. "Acredito que o faturamento mensal do shopping será de R$ 16 milhões por mês", afirmou. O Barrashopping dá lucro mensal de R$ 45 milhões. O mercado de shoopings centers está em expansão, pois os empreendimentos no setor dobram a cada cinco anos. "Só para se ter uma idéia, o setor gera 20 vezes mais empregos que a indústria. Só o nosso grupo emprega mais de 30 mil pessoas", contou. Disse que, juntos, os shoppings do grupo faturaram US$ 900 milhões em 2000.