Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
UEPG

Museu prepara acervo de fotos para exposição sobre o Norte Pioneiro

Redação Bonde com AEN
19 fev 2024 às 17:31
- Jéssica Natal/UEPG
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em parceria com a Secretaria de Cultura de Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro), o MCG-UEPG (Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa) está organizando uma exposição do acervo Foto Tanko sobre o Norte Pioneiro do Estado. No momento, a equipe trabalha na separação e catalogação dos materiais, que chegaram em 2022.


O Museu Campos Gerais, iniciou o ano com um trabalho de resgate e preservação histórica sobre mais de seis décadas de registros fotográficos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O acervo

Leia mais:

Imagem de destaque

Rompimento de adutora afeta abastecimento em bairros de Apucarana

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Ataque de fúria

Durante espera por atendimento, mulher destrói computadores de unidade de saúde de Rolândia

Imagem de destaque
Nesta semana

Técnicos do IAT de Pitanga resgatam filhote de coruja-buraqueira


O acervo guarda registros do cotidiano, política, trabalho e modos de vida dessa região e atravessa três gerações de fotógrafos da mesma família – José, Paulo e Guilherme. O romeno José Tanko veio ao Brasil ainda jovem e se estabeleceu em Santo Antônio da Platina em 1942, quando criou a popular casa de fotos, que durou até 2004. Nesse período, a empresa atendeu mais de 190 mil clientes, conforme informações dos livros de registro.

Publicidade


Os materiais envolvem negativos, fotografias, máquinas fotográficas, flashes, álbuns fotográficos, livros de registro, películas em acetato e quadros com molduras. O conjunto já foi submetido a um processo inicial de desinfecção e higienização, preparando o caminho para a avaliação de seu estado de conservação e a organização. O MCG ainda está em fase de contratação de bolsistas para trabalhar exclusivamente com o acervo.


A chegada dos materiais ao Museu marca o início de um projeto ambicioso de preservação e divulgação histórica. “As etapas iniciais de trabalho, realizadas entre março e junho de 2022, enfrentaram o desafio de catalogar e organizar um acervo sem um sistema prévio de arranjo”, explica o diretor de Acervos e Pesquisas do Museu, Robson Laverdi.

Publicidade


A partir de agora, o projeto se beneficiará de um impulso adicional, pela aprovação de um projeto de modernização junto ao Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que visa a preservação e acessibilidade para pesquisa e apreciação pública, com a captação de R$ 250 mil.


“Este projeto representa um passo importante na valorização e no estudo da história local, reforçando o papel do MCG e da Secretaria de Cultura de Santo Antônio da Platina na promoção do conhecimento e na preservação da memória social paranaense”, completa Laverdi. 

Publicidade


Museu


A UEPG entregou à comunidade o restauro do prédio histórico do Museu Campos Gerais (MCG), em solenidade na antiga Sala do Júri, no começo do mês. A obra, que totaliza R$ 10,5 milhões, teve início em 07 de fevereiro de 2022. Os recursos são do Fundo Nacional de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O prédio fica na esquina das ruas Engenheiro Schamber e Marechal Deodoro, em Ponta Grossa.


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Paraná apresenta destinos turísticos em cinco países da América do Sul nesta semana
O Paraná está entre os estados brasileiros que apresentam seus destinos turísticos durante o Roadshow Visit Brasil, entre os dias 19 e 27 de fevereiro. O objetivo do evento é apresentar as experiências turísticas ofertadas pelos destinos brasileiros.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade