A Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) montou uma programação de música erudita para tocar nos 195 ônibus do transporte coletivo curitibano que têm sistema de áudio digital, no formato MP3. São ligeirinhos, que fazem as linhas diretas, e biarticulados, que fazem as linhas expressas e circulam pelas canaletas exclusivas dos cinco corredores de transporte da cidade: Norte, Sul, Leste, Oeste e Boqueirão.
A cada mês será homenageado um compositor renomado. Até o fim de outubro, a trilha sonora será de Niccolo Paganini, violinista e compositor italiano. Cartazes dentro dos ônibus informam aos passageiros sobre a vida e a obra dos homenageados. Para os próximos meses, os compositores escolhidos são Johann Sebastian Bach e George Friedrich Händel.
"Usar música erudita nos ônibus é valorizar essa forma de manifestação artística e dar oportunidade a quem não tem contato com ela para que possam conhecê-la. O público do transporte coletivo é muito diversificado, mas temos certeza de que a experiência agradará a maioria dos passageiros", afirma Clodualdo Pinheiro Júnior, diretor de negócios da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa municipal responsável pelo transporte coletivo da cidade.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
O sistema de áudio digital está presente em todos os 195 ligeirinhos e biarticulados comprados em 2006 e 2007, na renovação da frota do transporte coletivo determinada pelo prefeito Beto Richa. No total, são 489 novos ônibus, o que corresponde a 25% da frota inteira. O sistema de áudio é usado para informações de itinerário das linhas, próximas paradas, conexões com outras linhas nos terminais e mensagens educativas sobre o respeito a passageiros com necessidades especiais, idosos e gestantes.
Da Prefeitura de Curitiba