Mais do que simplesmente retratar o fundo do mar, a artista plástica Leide Mença inseriu conchas, corais e fósseis naturais em suas telas, provocando um interessante efeito de alto-relevo. O resultado pode ser conferido a partir de hoje na mostra "Mistérios do Mar". A natureza também é o tema da exposição "Campestre", da artista Tânia Góes, que será inaugurada amanhã em Curitiba. Ambas permanecem até o final do mês.
Autodidata, há quatro anos Leide está pesquisando e desenvolvendo uma nova técnica. Os objetos recolhidos na praia se transformam em alto-relevo nos quadros. "O processo de colagem é um segredo meu", brinca.
As cores branco e azul, em diversas tonalidades, são presenças obrigatórias nas obras, pintadas e espatuladas em óleo e acrílico. Os 20 quadros que estarão expostos a partir de hoje fazem parte de uma série de cem obras.
Leia mais:
No Paraná, Prudentópolis ganha Caminho de São Miguel Arcanjo com 16 igrejas ucranianas
Regional de Saúde de Londrina continua a liderar casos de dengue no Paraná, com 936
Abastecimento de água em Londrina e Cambé deve ser normalizado até à noite
Simplificação de licenciamento ambiental causa polêmica no Paraná
A inspiração, segundo ela, surgiu a partir de descontraídas caminhadas pela praia. "Recolho apenas o que o mar lança na areia, jamais retiro algo com vida do mar", explica.
Outra série que aborda o tema natureza é "Campestre", da artista plástica Tânia Góes. Cerca de 15 obras estarão expostas a partir de amanhã. As telas retratam flores e frutos, com cores exuberantes e vivas.
As pinceladas em aquarela não se limitam à superfície plana. Utilizando uma técnica diferente, a artista pinta, rasga com as próprias mãos seus desenhos e os cola na tela definitiva, provocando uma sobreposição de texturas e imagens.
"O resultado tem sido satisfatório, mas ainda há muito o que se pesquisar nesta área", conta ela. Experiente com o manejo das aquarelas há oito anos, Tânia começou a desenvolver a nova técnica há apenas alguns meses.
Serviço: A mostra "Mistérios do Mar", da artista Leide Mença, será inaugurada hoje no espaço cultural McDonald"s Rua das Flores (Avenida Luiz Xavier, 65, fone 322-3738). A exposição "Campestre", de Tânia Góes, será inaugurada amanhã no McDonald"s Jardins (Avenida Humberto Castelo Branco, 1081, fone 41-262-0098). Ambas poderão ser vistas até o dia 31/1.