A NetRatings divulgaou ontem a compra da rival Jupiter Media Metrix em uma transação avaliada em US$ 71,2 milhões. Segundo comunicado, a empresa combinada oferecerá ao mercado global serviços de pesquisa que atendem áreas-chaves de tecnologia e Internet, incluindo audiência de tráfego e de publicidade na Web.
"Nossa visão a longo prazo sempre foi de oferecer informações de pesquisa de Internet o mais abrangente possível para ajudar nossos clientes a sucederem nesse mercado competitivo", disse Dave Toth, CEO da NetRatings. Segundo o executivo, a compra da JMM deve acelerar a capacidade da companhia de atingir essa meta e dar um passo decisivo rumo à estratégia de se transformar em um padrão global de medição.
Pelo anúncio, Bill Pulver, ex-presidente da ACNielsen eRatings.com, assume os cargos de presidente e diretor de operações da NetRatings. Dave Toth permanecerá como CEO da NetRatings.
Com a aquisição, a NetRatings acredita que aumentará o seu número de clientes em 94%, incluindo companhias de mídia, agências de publicidade, instituições financeiras, empresas de consultoria, marketing e anunciantes. Segundo relatório, a NetRatings concordou ainda em adquirir os 80,1% que não detinha da ACNielsen eRatings.com, joint venture entre a ACNielsen and NetRatings que atua fora dos EUA, por US$ 16,4 milhões.
No ano fiscal de 2000, a NetRatings reportou vendas de US$ 20,4 milhões. Já a JMM, US$ 142,8 milhões.
No Brasil
A ACNielsen tem uma participação expressiva no mercado brasileiro através da ACNielsen eRatings.com - que detém uma joint venture com o Ibope chamada Ibope eRatings.com. A empresa foi revelada em março do ano passado e mede a audiência e monitora a publicidade na Internet brasileira através do serviço Nielsen//NetRatings.
Em entrevista ao Webworld, Angela Marsiaj, diretora geral da Jupiter Media Metrix do Brasil, revelou que ainda é cedo para especular como ficará a situação local. "Com certeza a união beneficiará os clientes dos dois lados. A idéia é oferecer o melhor de cada serviço", disse Angela.
Segundo a executiva, a transação ainda está sujeita à aprovação das entidades reguladoras norte-americanas. "Somente daqui a noventa dias teremos um posicionamento oficial e então serão traçadas as definições operacionais, incluindo equipes, atendimento a clientes, etc", acrescentou. Angela adiantou que, de imediato, serão adicionadas ao portfólio da NetRatings duas linhas novas de serviços da JMM: a Jupiter Research e o sistema de medição Ad relevance.
O escritório brasileiro da JMM foi aberto em maio do ano passado e conta atualmente com oito profissionais. "Somos uma equipe enxuta, cuidando de aproximadamente 30 clientes", disse Angela.
"Nossa visão a longo prazo sempre foi de oferecer informações de pesquisa de Internet o mais abrangente possível para ajudar nossos clientes a sucederem nesse mercado competitivo", disse Dave Toth, CEO da NetRatings. Segundo o executivo, a compra da JMM deve acelerar a capacidade da companhia de atingir essa meta e dar um passo decisivo rumo à estratégia de se transformar em um padrão global de medição.
Pelo anúncio, Bill Pulver, ex-presidente da ACNielsen eRatings.com, assume os cargos de presidente e diretor de operações da NetRatings. Dave Toth permanecerá como CEO da NetRatings.
Com a aquisição, a NetRatings acredita que aumentará o seu número de clientes em 94%, incluindo companhias de mídia, agências de publicidade, instituições financeiras, empresas de consultoria, marketing e anunciantes. Segundo relatório, a NetRatings concordou ainda em adquirir os 80,1% que não detinha da ACNielsen eRatings.com, joint venture entre a ACNielsen and NetRatings que atua fora dos EUA, por US$ 16,4 milhões.
No ano fiscal de 2000, a NetRatings reportou vendas de US$ 20,4 milhões. Já a JMM, US$ 142,8 milhões.
No Brasil
A ACNielsen tem uma participação expressiva no mercado brasileiro através da ACNielsen eRatings.com - que detém uma joint venture com o Ibope chamada Ibope eRatings.com. A empresa foi revelada em março do ano passado e mede a audiência e monitora a publicidade na Internet brasileira através do serviço Nielsen//NetRatings.
Em entrevista ao Webworld, Angela Marsiaj, diretora geral da Jupiter Media Metrix do Brasil, revelou que ainda é cedo para especular como ficará a situação local. "Com certeza a união beneficiará os clientes dos dois lados. A idéia é oferecer o melhor de cada serviço", disse Angela.
Segundo a executiva, a transação ainda está sujeita à aprovação das entidades reguladoras norte-americanas. "Somente daqui a noventa dias teremos um posicionamento oficial e então serão traçadas as definições operacionais, incluindo equipes, atendimento a clientes, etc", acrescentou. Angela adiantou que, de imediato, serão adicionadas ao portfólio da NetRatings duas linhas novas de serviços da JMM: a Jupiter Research e o sistema de medição Ad relevance.
O escritório brasileiro da JMM foi aberto em maio do ano passado e conta atualmente com oito profissionais. "Somos uma equipe enxuta, cuidando de aproximadamente 30 clientes", disse Angela.