O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, lançou oficialmente, nesta quinta-feira (30), a campanha estadual de vacinação contra febre aftosa de 2009. O lançamento foi feito em Maringá, na fazenda do Centro de Ensino Superior de Maringá – Cezumar. Depois de 40 anos de campanhas ininterruptas contra a doença, este ano foi introduzida nova metodologia, que vai vacinar animais somente até os 24 meses.
A expectativa é vacinar cerca de 5 milhões de cabeças de todo o rebanho de bovinos e bubalinos do Paraná, avaliado em aproximadamente 10 milhões de cabeças. A campanha começa nesta sexta-feira (1.º) até 31 de maio. Os novos procedimentos têm como objetivo o estado atingir o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação.
IMUNIDADE
Segundo Bianchini, todo o controle sobre a sanidade dos animais no Paraná está sendo feito com muita segurança e o apoio do Ministério da Agricultura e das lideranças dos produtores. Neste etapa, a liberação dos animais adultos acima de 24 meses do ato de vacinação é porque os técnicos consideram que acima de quatro vacinações consecutivas, os animais conseguem imunidade por pelo menos um ano.
Na segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, prevista para novembro, todos os animais, independentes de idade, voltam a ser vacinados.