O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgou nesta quinta-feira a segunda prévia do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) referente ao mês de outubro, em Curitiba. De acordo com a pesquisa, a taxa calculada nos últimos 30 dias terminados em 15 de outubro foi de 0,23%.
O índice representa uma ligeira alta em relação ao índice da primeira quadrissemana de outubro, que havia sido estimado em 0,04%. Em setembro, o índice da segunda prévia havia sido de 0,36%.
De acordo com o Ipardes, a maior influência para a nova prévia foi do grupo Alimentos e Bebidas, que apresentou queda de 1,03% nos preços de seus produtos. Em seguida, o grupo Artigos de Residência pressionou o índice devido a alta de 2,05% em seus preços.
Leia mais:
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Os itens com queda de preços que mais contribuíram para a composição do índice apresentaram as seguintes variações: gasolina (-2,37%); pão francês (- 4,03%) e batata-inglesa (- 14,83%). Com alta: casas noturnas (15,87%); automóvel de passeio nacional zero (1,49%) e serviços de telefonia residencial (2,75%).