O novo secretário de segurança pública do Paraná, Cid Vasques, assumiu o cargo na manhã desta segunda-feira (17), em cerimônia no Palácio das Araucárias, em Curitiba. Ele substitui Reinaldo de Almeida Cesar, que passa a responder pela Corregedoria e Ouvidoria Geral do Estado, prometendo dar prosseguimento aos projetos do antecessor.
"Meu colega já deixou alguns projetos em andamento. A nossa ideia evidentemente é dar seguimento a esses projetos, de uma forma talvez só um pouco diferente na maneira de conduzir. Mas os nossos objetivos, aprovados pelos paranaenses nas ultimas eleições, vão continuar", afirmou.
Cid Vasques disse também que pretende usar a experiência que adquiriu nas funções anteriores no novo cargo. "Acredito que aquilo que eu aprendi na polícia, como delegado, tudo aquilo que vivenciei no Ministério Público, na Corregedoria e na Ouvidoria Geral do Estado evidentemente vai me dar um norte para enfrentar esse desafio", completou.
Leia mais:
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Segundo ele, os comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil a princípio permanecem. "Com o tempo, se precisar implementar algumas mudanças, isso é natural em toda a transição", argumentou.
UPS - O novo secretário também confirmou que o projeto das Unidades Paraná Seguro (UPS) deve ser estendido em breve para as cidades do interior. Na manhã desta segunda, a Vila Sandra, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), recebeu a oitava, de dez previstas, unidade da capital. "Essas condições nos vamos discutir e avaliar, mas evidentemente Cascavel e Londrina já estão dentro do projeto de implementação das UPS", afirmou Cid Vasques.
Currículo - Cid Vasques foi delegado de polícia entre 1984 e 1986, quando ingressou no Ministério Público do Paraná como promotor de Justiça. Em 2010 foi promovido a procurador. Atuou no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e na Corregedoria-Geral do Ministério Público. Foi também presidente da Associação Paranaense do Ministério Público. Em 2011, assumiu o cargo de secretário da Corregedoria e Ouvidoria Geral do Estado, que agora será ocupado por Reinaldo de Almeida Cesar. (Com informações de Rubens Chueire Jr.)