O número de furtos de casas ocorridos em Curitiba durante os feriados de Natal e Ano Novo foram menores este ano, segundo os levantamentos das polícias Civil e Militar. Da véspera do Natal até ontem, aconteceram 41 roubos qualificados. E, no mesmo período entre essas festas, foram registradas 45 ocorrências.
Além disso, de acordo com mesmos levantamentos, houve redução também dos furtos registrados nos meses de novembro e dezembro. Segundo o banco de dados da Polícia Militar, em nos dois últimos meses de 1999, aconteceram 508 furtos de residência, em um universo de 400 mil domicílios. Já no ano passado, foram registrados 399 casos.
O delegado de Furtos e Roubos, Hamilton da Paz, atribuiu essa queda ao maior zelo da população, que vem tomando algumas precauções antes de viajar para o Litoral, por exemplo a contratação de empresas especializadas em segurança. Ele atribui também o aumento do policiamento preventivo na cidade. "Nessa época, em que as pessoas descem para o Litoral, o policiamento aumenta", disse.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Hamilton afirmou que os moradores da Capital têm evitado deixar as casas abandonadas. Também ele disse que algumas pessoas ainda contratam empresas de vigilância,que ajudam nesse processo.
Na média, o setor comercial da empresa Metropolitana estima que o movimento mensal de pedidos cresce em torno de 25%. Na maior parte são solicitações feitas por moradores de classe média alta. A empresa não forneceu o custo e quanto sai para instlar um sistema de monitoramento com patreulhas, mas acrescentou que não é caro.
Presos
Ontem, na Delegacia de Furtos e Roubos, foram presos Marcelo Eduardo Fornitani, Valdenei Braulino Teixeira e Marcelo Jean Leite Rosa acusados de terem assaltado o supermercado Pão de Açucar, no último dia 26. Eles foram pegos depois de um tiroteio, sendo que Marcelo Rosa levou um tiro e está hospitalizado. Eles roubaram R$ 19 mil, mas nem todo dinheiro foi recuperado.