O índice de assassinatos caiu 8,55% no Paraná no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o levantamento sobre a criminalidade feito pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape), 11 das 23 áreas integradas de segurança pública (AISPs) apresentaram queda nos índices de homicídios. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (Sesp), nesta sexta-feira (29).
"O combate aos crimes contra a vida é um dos objetivos principais dessa gestão. Temos investido em ações que resultam na prisão dos criminosos e na elucidação dos assassinatos", afirmou o secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa.
Francisco Beltrão, sede da 10.ª AISP, que engloba 27 municípios, registrou a maior queda, com 85%. A Região Metropolitana de Curitiba, cujos municípios compõe a 2.ª AISP, teve queda significativa no número de homicídios. Foram 169 assassinatos no terceiro trimestre deste ano, contra 233 no mesmo período de 2009, representando queda de 27,47%. Em Curitiba, o número de homicídios teve aumento de 8,9% (com AEN).