Bailarinos e coreógrafos nacionais e internacionais estão em Curitiba. Eles participam do 1º Encontro das Novas Dramaturgias Para o Corpo, que prossegue até domingo no Teatro Guaíra. Debates, oficinas, mostras de vídeo, palestras e mesas redondas fazem parte da programação.
Idealizado pela professora da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e da Escola de Dança Clássica do Guaíra, Marila Vellozo Andreazza, o encontro pretende questionar temas como a formação de coreógrafos e intérpretes no mundo contemporâneo e o desenvolvimento de pesquisas de linguagem.
Para isto, propositalmente o evento trouxe a Curitiba a bailarina brasileira Vera Sala e a japonesa Setsuko Yamada. Marila explica que as duas bailarinas vivem em lados opostos do mundo e, aparentemente, percorreram caminhos inversos na dança. "Ao mesmo tempo esses caminhos estão muito próximos e, por isso mesmo, constituem o exemplo ideal para iniciar esta série de diálogos".
Leia mais:
Projeto de estudo do trem que ligará Londrina a Maringá deve ficar pronto em 2025
Inmet emite alerta para chuvas e ventos de até 100 km/h em 9 estados
Paranaprevidência publica edital de concurso para nível técnico e superior
Por erro em divisa, Paraná pode perder território para Santa Catarina
O ponto alto do evento deverá ser o debate entre as duas, mediado por Christine Greiner e marcado para às 10 horas de domingo no auditório Salvador Ferrante. No mesmo dia e local, às 14 horas, haverá uma mesa redonda com discussão sobre dança, educação e regulamentação da profissão.
Hoje, o auditório sediará a palestra da professora Elaine de Markondes, coordenadora do curso de Dança da Universidade Tuiuti do Paraná. Às 17 horas, ela falará sobre o tema "O Movimento que Se Especializa e Dança".
Na sexta, a palestra será sobre "Dança e Educação Superior: Uma Formação a Ser Discutida", com a professora Gylian Dib. No sábado, Rosane Gonçalves de Almeida Torres fará a palestra "Arte na Escola: o que Ensinar".
Estas discussões devem resultar na redação de um documento que será o primeiro passo para a formação de um conselho ou associação nacional que lute pela regulamentação da profissão do professor de dança.
Entre outras atrações do encontro está o lançamento do livro "Teatro Nô e o Ocidente", de Christine Greiner, pela editora Anna Blume. As oficinas "Dramaturgia do Corpo e Processo Criativo", com Vera Sala; "Butô", com Setsuko Yamada; "Eutonia Aplicada à Dança, com Rosa Hércoles; "Condicionamento Corporal Baseado nos Métodos Pilates e Idiocinese", com Gylian Dib; também fazem parte da programação.
O momento mais aguardado talvez seja o espetáculo "Land Dreams", de Setsuko Yamada, que acontecerá na noite de sábado. Um prato de metal é tudo que se vê no palco no início da coreografia. No foco, Setsuko em um simples vestido preto move-se em silêncio com força intensa e súbita delicadeza. A música vai do étnico ao tecno.
O encontro prossegue até o dia 4/2. As inscrições para as oficinas continuam abertas e custam R$ 50,00 (ou R$ 85 para dois cursos). As fichas devem ser retiradas na administração do Teatro Guaíra. O espetáculo "Land Dreams" será apresentado no dia 3/2, às 21 horas, no auditório Salvador Ferrante. Preços a confirmar. Maiores informações pelo fone 41-338-5839.