Fotógrafos profissionais, amadores e pessoas que jamais pensaram em participar de um concurso fotográfico estarão reunidos na manhã do dia 9 de dezembro, sábado, na Praça Santos Andrade. Dali sairá a I Maratona Fotográfica de Curitiba, que percorrerá toda a Rua das Flores em busca de imagens criativas. São esperadas pelo menos 200 pessoas. A chegada na Praça Osório está programada para o início da tarde.
No percurso, valerá a originalidade de cada participante. Qualquer tipo de máquina fotográfica será permitida. O idealizador do projeto, o publicitário e fotógrafo Nilo Biazzetto Neto, conta que a idéia é oferecer a Rua das Flores como espinha dorsal para a maratona de imagens. O tema é livre e os participantes poderão fotografar também os arredores, como as ruas perpendiculares e galerias.
As inscrições gratuitas já estão abertas e poderão ser feitas até o momento da largada. Somente após a realização da maratona serão abertas as inscrições para quem quiser participar do concurso. Estas custarão R$ 10,00, com direito a inscrever três imagens. Os vencedores das categorias profissional e amador serão contemplados com prêmios em dinheiro e cursos de fotografia.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Inspirado num evento similar que já acontece em São Paulo, Biazzetto Neto resolveu lutar para implantar a maratona no calendário anual de eventos da cidade. "Nesta primeira edição estamos contando apenas com alguns apoios e com recursos próprios, mas nos próximos anos tentaremos o patrocínio da prefeitura e da iniciativa privada", explica.
Com o slogan "Queimar o Filme é Ficar de Fora", a maratona está utilizando a imagem do folclórico "Oil Man", personagem que transita pelas ruas da cidade, para chamar a atenção. "Ele sempre causa polêmica, por isso o escolhemos para divulgação do evento", explica Biazzatto.
A foto do "Oil Man" está em out-doors, cartazes e folhetos que estão espalhados por Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá, Joinville (SC) e outras cidades próximas. A idéia é atrair o maior número possível de fotógrafos.
Serviço: A "I Maratona Fotográfica de Curitiba" sairá da Praça Santos Andrade, às 9 horas, no dia 9/12. Maiores informações e inscrições através do fone 41-252-2540 ou pelo site www.curitibaja.com.br