Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

O passado como referência na cozinha

Elisa Marilia Carneiro - Folha do Paraná
06 set 2001 às 12:06

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Receitas retiradas de um livro antigo têm feito sucesso no Catanzaro Ristorante, no hotel Four Points by Sheraton, em Curitiba. Editado em 1889, o livro foi presente do sogro do gerente de Alimentos e Bebidas Dilson Silva e hoje é utilizado pelo chef paranaense Antônio Marcos.
A partir das receitas desse livro, intitulado "Cozinheiro Nacional", comprado nos Estados Unidos, o chef prepara delícias com temperos usados pelos nossos antepassados. Todos os dias uma das 1,5 mil receitas é sugerida no cardápio como "Receita do Império: sabores do passado com o paladar do presente".
O livro chama a atenção, além das receitas, pelas várias dicas. Por exemplo, de como conservar a carne, torrar café à moda mineira, preparar sopas medicinais e conservas de legumes. Frases de um professor da época, chamado Brillat Savarin dão um tempero especial ao livro: "A descoberta de um novo guisado é mais importante para o gênero humano do que a descoberta de uma estrela", ou "A gulodice é um ato de nosso juízo pelo qual preferimos as coisas que mais mos agradam", e "Nada há que desperte tanto a inteligência e as conversas espirituosas como um bom jantar".
Esse livro faz parte da terceira edição da "Collecção das Melhores Receitas das Cozinhas Brasileiras e Européias". A primeira data de 1820. O livro foi adquirido nos Estados Unidos por Charles Willian Mello que presenteou o genro, o gerente de Alimentos e Bebidas do hotel. A maioria das receitas é da culinária brasileira, com influência européia, editadas em português.
A edição antiga traz pratos salgados, sopas, molhos, carnes, caça, peixes, além de bolos, sobremesas e doces em conserva. Temperos como alho, cebola, pimenta e noz moscada eram utilizadas em quantidades exageradas nas comidas daquela época, segundo Dilson Silva. Ele destaca ainda a grande influência da cozinha européia e da mineira.

Receita
(retirada do livro "Cozinheiro Nacional" com a ortografia da época)

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Entradas
Salada de Cebolas Fritas
Refoga-se uma porção de cebolas cortadas em manteiga de vacca; ajuntão-se sal, pimenta comarís, molho de mostarda e um pouco de assucar, e servem-se antes que as cebolas principiem a corar.
Salada de Escarola
Tomão-se trez ou quatro pés de escarola, tirão-se as folhas, porque só se comem os talos; lavão-se bem e cortão-se pelo comprimento; põem-se numa saladeira, pondo sal miúdo, pimenta da India moída, duas colheres de azeite doce ou gordura e trez colheres de vinagre forte.
Obs: As duas Saladas foram transformadas em uma só (Salada de Cebolas Fritas e Escarola)

Leia mais:

Imagem de destaque
160 veículos

Polícia Civil promove leilão de viaturas em Apucarana e São José dos Pinhais

Imagem de destaque
Em mata fechada

Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão

Imagem de destaque
'Agente' Filó

Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes

Imagem de destaque
Danos morais

Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia

Prato principal
Pato Assado à Moda do Porto
Põe-se o pato numa panella com a barriga para baixo sobre lascas de toucinho, cobre-se-o com partes iguaes de vinho e água, accrescentão-se-lhe sal, salsa, uma cebola, cravos da Índia, uma folha de louro, uma pitada de cominhos, e deixa se-o ferver sobre fogo moderado até ficar cozido; côa-se-lhe depois o caldo, accrescenta-se-lhe uma colher de manteiga amassada, com outro tanto de farinha de trigo, deixa-se-o reduzir até duas chicaras, e serve-se com o pato.
Obs: Acompanha Risoto com Vinho do Porto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo