Cerca de 1,1 milhão de pessoas terão o abastecimento de água prejudicado no feriado da Independência em Curitiba e região metropolitana. A Sanepar decidiu realizar obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Iguaçu. O abastecimento ficará interrompido durante 24 horas, afetando 54 bairros da cidade e parte dos municípios de Colombo, Piraquara e São José dos Pinhais.
O desabastecimento vai atingir a metade da Região Metropolitana de Curitiba, que tem mais de 2,2 milhões de habitantes. A quantidade de pessoas sem água representa quase 70% da população da Capital, que soma 1.586.848 habitantes. O agravante dessa situação é que boa parte da população estará de folga por causa do feriado.
Em função do corte, a Sanepar pede que os moradores usem a água apenas para serviços essenciais. "Com a economia de todos, a normalização do abastecimento poderá ocorrer rapidamente", avisou o gerente de distribuição da empresa, Celso Luiz Thomaz.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Segundo a gerência da Sanepar, as obras servirão para colocar em operação um novo reservatório com capacidade para 15 milhões de litros e mais quatro filtros na ETA Iguaçu. Também será feita a interligação de uma adutora do reservatório Corte Branco com outro sistema, o do Xaxim.
De acordo com a Sanepar vão ficar sem água, os bairros Água Verde, Alto da Glória, Barreirinha, Batel, Bigorrilho, Boqueirão, Cabral, Cajuru, Campina do Siqueira, Fanny, Guabirotuba, Guaíra, Hauer, Jd. das Américas, Novo Mundo, Santa Cândida, Seminário, Taboão, Tingui, Uberaba, Vila Izabel, Abranches, Ahú, Alto Boqueirão, Alto da XV, Atuba, Bacacheri, Boa Vista, Bom Retiro, Cachoeira, Capão da Imbuia, Capão Raso, Centro, Centro Cívico, Cidade Industrial, Cristo Rei, Hugo Lange, Jd. Botânico, Jd. Social, Juvevê, Lindóia, Mercês, Parolin, Pilarzinho, Pinheirinho, Portão, Prado Velho, Rebouças, Santa quitéria, São Francisco, São Lourenço, Tarumã, Vista Alegre e Xaxim.
No mês passado, outras obras da Sanepar já prejudicaram o abastecimento de mais de 300 mil pessoas na Grande Curitiba.