Quem olhar para o céu no Paraná nesta quarta-feira (28) poderá acompanhar um fenômeno diferente. A Lua, que está na fase cheia, fará uma espécie de eclipse do planeta Júpiter, que está mais próximo da Terra. O fenômeno poderá ser visto a olho nu.
O fenômeno é conhecido como ocultação de Júpiter, segundo o Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná. O "eclipse" do planeta e seus satélites começará por volta das 20 horas (no horário de verão) desta quarta-feira e deve durar 1 hora. Júpiter poderá ser observado, antes da ocultação, ao lado da Lua como um ponto brilhante.
Segundo o astrônomo e diretor do observatório, professor José Manoel Luis da Silva, como a Lua é o astro mais próximo da Terra, ocorrem periodicamente ocultações de planetas, satélites e estrelas conforme a Lua faz sua trajetória ao redor da Terra. "Durante o mês sideral [28 dias de movimento ao redor da Terra], como ela está mais rápida e mais próxima ela vai ocultando os outros astros. Agora chegou a vez de Júpiter".
Leia mais:
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Programa Mulher Segura reduz em 37% número de feminicídios em 20 cidades
Ainda de acordo com o professor, esse tipo de fenômeno, assim como outros "eclipses" são importantes para melhorarmos as cifras e valores de movimentos da Terra. O professor acrescenta que "como Júpiter está passando em oposição ao Sol podem acontecer novas ocultações" conforme a passagem da Lua pelo céu nos próximos dias.
Apesar da ocultação, Silva diz que o tamanho da Lua em relação ao planeta Júpiter é muito menor. Enquanto o diâmetro do satélite é de 3,4 mil km e o da Terra é 13 mil km, Júpiter tem diâmetro de 143 mil km. O planeta está a cerca de 800 milhões de quilômetros da Terra.