O Festival de Cinema, Vídeo e DCine de Curitiba começa na segunda-feira, mas as oficinas técnicas já estão a todo vapor. Ao todo, são 140 estudantes em 11 cursos. Eles têm a nobre tarefa de concluir e entregar um curta-metragem pronto em 15 dias. A etapa de roteiro, desenvolvida por 11 pessoas e coordenada por Geraldo Moraes, está finalizada.
O curta chamado "O Retrato de Brenda" será rodado em 16 milímetros e contará a história de um fotógrafo obcecado pela imagem de uma mulher. "Só através de uma linguagem muito didática é possível produzir um roteiro em apenas três dias com pessoas inexperientes", explica o diretor e roteirista Geraldo Moraes.
Ele dividiu o grupo em duas partes, o que resultou em dois pré-roteiros. A escolha foi feita pelos próprios alunos. Moraes se surpreendeu com a criatividade dos futuros profissionais. "Com a imaginação deles seria possível produzir um longa", afirma.
Leia mais:
Athletico começa a reformulação e demite técnico e diretores
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Procon-PR promove mutirão Renegocia na próxima semana para negociação de dívidas
Concluída a primeira etapa, o roteiro passa agora para as mãos dos alunos e professores das outras dez oficinas. O grupo de interpretação de atores, sob responsabilidade de Mallu Moraes, por exemplo, já começou a trabalhar. As outras etapas são produção, direção de arte, direção de fotografia, animação, assistência de direção, captação de som direto e operação de câmera.
Tais oficinas são respectivamente coordenadas por Tito Almeijeiras, Luís Rossi, Alziro Barboza e Toni Gorbi, Joaquim 3 Rios, Amilcar Castro, Luís Adelmo e Kátia Coelho. Na parte de finalização do curta haverá ainda o curso de montagem, com Verônica Saenz, e de trilha musical, com David Tygel. Todas as oficinas acontecem no Canal da Música, mas o curta está sendo rodado em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba.
No festival do ano passado, a iniciativa de lançar um filme elaborado pelos alunos foi bem sucedida. O resultado concreto das oficinas foi o curta-metragem "Eco", apresentado durante o festival. Desta vez, a produção "O Retrato de Brenda" será lançado na noite de encerramento do festival, dia 19 de maio.