Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

ONGs emitem carta de repúdio a Neivo Beraldin

Redação - Folha do Paraná
22 mai 2001 às 10:43

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Catorze entidades ambientalistas paranaenses (veja abaixo a lista completa) divulgaram ontem um documento em que rebatem as acusações do deputado estadual Neivo Beraldin (PSDB) contra as Organizações Não-Governamentais (ONGs) Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, que atuam na área.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, Beraldin criticou o trabalho desenvolvido pelas duas ONGs. Segundo o deputado, há a suspeita de desvio dos recursos captados por essas entidades para a aplicação em projetos ambientais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O documento divulgado ontem é assinado por entidades de todas as regiões do Estado. Foi encaminhado ao governador Jaime Lerner (PFL), à Assembléia Legislativa, ao Ministério Público estadual e federal e até ao presidente do diretório estadual do PSDB, o senador Alvaro Dias.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


Na carta, as entidades apóiam a SPVS e a Fundação O Boticário e repudiam as denúncias de Beraldin, consideradas por elas "sem qualquer fundamento". ONGs são associações sem fins lucrativos e atuam em áreas de interesse público. Suas ações são regidas por uma legislação específica – conhecida como Lei do Terceiro Setor.

Publicidade


Fundada em 1984, a SPVS é integrante dos conselhos estadual e nacional do Meio Ambiente. Desde 1991, a ONG concentra seu trabalho em áreas de Mata Atlântica na região de Guaraqueçaba (Litoral do Estado), que concentra a maior área contínua desse tipo de vegetação preservada do País. A Fundação O Boticário, criada em 1990, já investiu R$ 8 milhões, distribuídos em mais de 700 projetos.


A carta rebate também a crítica de Beraldin em referência à compra de áreas por essas ONGs para a implantação de reservas ecológicas particulares. "Condenar a compra de terras para a conservação em tais circusntâncias é aliar-se ao atraso e à indiferença com as gerações futuras", consta no documento.

Publicidade


A carta aberta destaca ainda a importância da iniciativa das ONGs. "A compra de terras destinadas à conservação de ambientes naturais faz parte da estratégia dessas organizações. Considerando que os remanescentes de áreas naturais no Estado corresponde a menos de 8% da floresta original e que pequena parte deste percentual é formada por áreas públicas, é urgente e necessário estimular práticas conservacionistas de iniciativa não governamental", diz um trecho.


As entidades ambientais citam ainda como exemplo a ser seguido o trabalho de conservação da Reserva Natural do Salto Morato, em Guaraqueçaba, no Litoral do Estado, que foi reconhecido em 1999 pela Unesco.

Publicidade


As ONGs que assinaram a carta de repúdio:


- Associação de Defesa e Educação Ambiental (Adea) - CAscavel

Publicidade


- Associação de Meio Ambiente de Araucária (Amar)


- Associação de Defesa do Meio Ambiente de Pontal do Paraná (Arrastão)

Publicidade


- Centro de Ação Voluntária de Curitiba


- Clube Paranaense de Montanhismo (CPM)

Publicidade


- Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná (Geep-Açungui)


- Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife)


- Instituto Indigenista e de Estudos Sócio-ambientais (Terra Mater)


- Instituto Gaia do Brasil


- Instituto Os Guardiães da Natureza (ING)


- Liga Ambiental


- Instituto de Estudos Ambientais Mater Natura


- Pontifícia Universidade Católica do Paraná, por meio da Pró-reitoria Comunitária e de Extensão e da Rede Verde de Informações Ambientais

- União dos Escoteiros do Brasil (UEB) - regional do Paraná


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo