O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier, assinou nesta segunda-feira (28) um convênio para o repasse de R$ 415,96 mil durante um ano para 14 Organizações Não Governamentais (ONGs) fazerem trabalhos de prevenção da AIDS para a comunidade, em especial os grupos de maior risco.
As ONGs foram definidas após a análise por uma comissão dos projetos de prevenção. A seleção pública aconteceu no final do ano passado. Dos 50 projetos apresentados, 14 foram selecionados e dão prioridade para os trabalhos preventivos junto aos adolescentes, mulheres heterossexuais, homossexuais, bissexuais, trabalhadores do sexo, usuários de drogas.
Em 2002, os homossexuais, usuários de drogas e bissexuais foram responsáveis por 204 dos 1189 casos de AIDS registrados. Em 2003, até o final do primeiro semestre, dos 717 casos registrados, 132 estavam nesses grupos.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Todo o desenvolvimento dos projetos será supervisionado pela Coordenação de DST/AIDS da Secretaria da Saúde. Esta é a primeira vez que o Estado gerencia as verbas repassadas para as ONGs fazerem a prevenção da AIDS. Até o ano passado, o repasse do valor e o gerenciamento de sua utilização era responsabilidade do Ministério da Saúde.
Dos 14 projetos selecionados, seis são de Curitiba, um de Francisco Beltrão, dois de Maringá, um de Londrina e um de Colombo que teve dois trabalhos aprovados.
Agência Estadual de Notícias (AEN)