Com a chegada do verão, os órgão públicos estão intensificando os preparativos para Operação Litoral 2000/2001, que entra em vigor a partir do próximo dia 16. Uma série de medidas estão sendo tomadas em conjunto com vários órgãos, como o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Polícia Militar, Civil e Rodoviária e Corpo de Bombeiros, para atender os veranistas nesta temporada.
No litoral, os comerciantes aprovam a operação, mas ressaltam que a iniciativa não deve se restringir à chegada do verão, pois as carências das praias paranaenses precisam ser resolvidas durante todo o ano.
O vice-presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais do Litoral, José Carlos Weil, exemplifica estas carências com a falta de investimentos na infra-estrutura básica das praias, como saneamento. "Precisamos de uma banho de aparência no nosso litoral, pois isto atrai o visitante", comenta.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Um dos principais problemas enfrentados hoje, segundo aponta Weil, é a migração dos turistas para o litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. "Temos sol, mar e areia. Temos até uma boa estrutura para o comércio, mas falta incentivo do governo", ressalta.
Ele ressalta que para definir metas para uma melhora da estrutura do litoral, foi criado um Fórum Permanente de Discussão para Assuntos do Litoral, que discute as principais reinvidicações dos órgãos envolvidos. "Criamos uma pauta única de reinvidicação que visa atender todo o litoral." A última reunião do Fórum aconteceu no último dia 30 e a pauta só deve ser retomada em março do ano que vem.
Até lá, comerciantes, moradores e veranistas devem contar com a iniciativa dos órgãos públicos para garantir uma boa temporada. Nesta segunda-feira, por exemplo, na Associação Banestado de Praia de Leste, começa o treinamento de 85 acadêmicos do curso de Educação Física que vão participar do Verão Paranaense. Os estudantes vão estar nos postos de recreação instalados nas praias de Shangrilá, Caiobá e Guaratuba, além de Paranaguá, Morretes e Guaraqueçaba para acompanhar os veranistas em atividades de esportes e lazer.
O Procon-PR (Coordenadoria de Proteção e Defersa do Consumidor) também já está orientando quem vai viajar no final de semana. O Procon aconselha programar as férias com antecedência para evitar confusões com passagens e hospedagem.