A Polícia Civil do Paraná desarticulou, nesta terça-feira, uma quadrilha especializada no roubo a lojas de shoppings centers de Curitiba. Em uma ação batizada de Operação Ostentação, foram cumpridos 15 de 19 mandados de prisão, outros quatro suspeitos conseguiram fugir. Eles são acusados de cometerem dezenas de assaltos a shoppings e lojas de departamento, roubando jóias, relógios, celulares e roupas de marca. A operação ganhou esse nome porque os assaltantes costumavam postar fotos nas redes sociais exibindo os produtos roubados.
O delegado Rodrigo Souza, titular da delegacia de Furtos e Roubos disse que, com a ajuda das imagens de circuitos internos de câmeras das lojas assaltadas, a polícia já investigava, pelo menos, 40 assaltos que teriam sido cometidos pela quadrilha. "São jovens, alguns adolescentes (que foram apreendidos), bem vestidos, que frequentavam shoppings como qualquer pessoa da idade deles, sem levantar nenhuma suspeita. Entravam nas lojas, pediam para ver os produtos, sempre os mais caros, e quando a atendente menos esperava, sacavam a arma e davam voz de assalto. Numa análise pretérita, identificamos 40 crimes com a participação desta quadrilha", disse.
Segundo o perfil da quadrilha, montado nos últimos seis meses pela Polícia Civil, os assaltantes são, na maioria, vizinhos (moradores do bairro Cajuru), que se encontravam frequentemente para ir aos shoppings e lojas de departamento e cometer. "Era difícil o dia que eles não roubavam. Ficamos espantados com a frequência de assaltos cometidos por eles. O alvo preferido eram relojoarias dentro de shoppings", disse o delegado, enfatizando que há registros de assaltos praticados pela quadrilha há dois anos. "Agora, a segunda etapa da operação Ostentação é para pegarmos os receptadores desses produtos. Muita gente comprava isso tudo", concluiu o delegado.