Pesquisar

Canais

Serviços

Sanepar
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Litoral mais limpo

Operação Verão Paraná retira quase 14 toneladas de resíduos das praias por dia

Redação Bonde com AEN-PR
22 dez 2021 às 18:20
Continua depois da publicidade

Quase 56 toneladas de resíduos foram retiradas das areias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná nos primeiros quatro dias do serviço de coleta de resíduos, trabalho sob responsabilidade da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


A atividade inclui limpeza, varrição e separação de resíduos e acontece diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, num trecho de cerca de 48 quilômetros. Na média, foram removidas cerca de 14 toneladas de resíduos por dia.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


A ação faz parte da operação Verão Paraná - Viva a Vida 2021/2022 do Governo do Estado. Nesta temporada, em caráter experimental, os serviços de coleta de resíduos também serão feitos em alguns dias específicos nos municípios de Morretes e Guaraqueçaba, incluindo a sede administrativa, Ilha das Peças e Superagui.


Em Morretes, a limpeza deve ocorrer às margens do Rio Nhundiaquara, numa extensão de cerca de 2,4 quilômetros.


Na limpeza das areias são utilizados dez quadriciclos e dez carretinhas, com atuação de cerca de 130 trabalhadores, entre coletores, motoristas e supervisores, a maioria moradores do Litoral paranaense.

Continua depois da publicidade


Também é feita a separação do lixo reciclável no momento da coleta. O serviço de limpeza na orla vai até o início de março de 2022.


Outros serviços


Além da limpeza das areias, a Sanepar vai oferecer os serviços de cadeiras anfíbias, passarelas de acessibilidade, ducha ecológica, atividades recreativas e educativas. Essas atividades ocorrem em parceria com a Seed (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) e da Sejuf (Secretaria da Justiça, Família e Trabalho).


Com a Seed, em todas as cinco arenas da Paraná Esportes, serão desenvolvidas atividades lúdicas com foco socioambiental, especialmente em relação ao uso racional da água e destinação correta de resíduos.

Continue lendo