As ações que serão realizadas pelo governo do Paraná durante o verão no litoral e na Costa Oeste foram apresentadas pelo secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, na manhã desta terça-feira, durante a Escola de Governo, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
O projeto Viva o Verão 2008, que começa em 19 de dezembro, deverá envolver diversos órgãos estaduais, como a Sanepar, Paraná Esporte, Procon e secretarias de Estado.
O governador Roberto Requião destacou a mudança da qualidade de intervenção do governo no litoral. "Ela não é mais uma intervenção de véspera de temporada e sim algo estratégico e definitivo", salientou. "É preciso que todos tomem consciência que vamos continuar essas ações. Estamos iniciando a aplicação de somas vultuosas em saneamento básico e vamos continuar mostrando onde existe qualidade de água e onde não há", continuou.
Leia mais:
Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda
Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Segundo Requião, o Paraná tem condições para ter garantir a balneabilidade, mas é preciso que os moradores do litoral façam as ligações de esgoto na rede pública. Ele disse também que o empresariado local está do lado do governo para que os moradores cumpram a sua parte. "Nós não estamos brincando de temporada, mas, sim, resolvendo definitivamente e institucionalmente o problema da qualidade da água no nosso litoral", destacou.
Além das mudanças na qualidade da água das praias paranaenses, as pessoas que estiverem no litoral e também na Costa Oeste vão poder acompanhar as ações de outros órgãos do governo do Estado durante a Operação Viva o Verão.
De acordo com Delazari, uma das ações para a temporada será o reforço do policiamento. Ao todo, 1.929 policiais militares, 219 policiais civis e 716 bombeiros participarão da operação, com o apoio de 290 viaturas.
A Secretaria da Segurança Pública também programa diversas operações, como a Sossego e a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), que serão realizadas em parceria com outros órgãos para que as atividades do comércio funcionem de acordo com a lei.
AEN