A operação Viva o Verão será lançada oficialmente na próxima quarta-feira (20). Além de reforço de 3 mil policiais na segurança no litoral, Costa Oeste e balneários da região Norte, atividades de lazer e de promoção da cidadania fazem parte da programação.
A ênfase desta edição da Operação Viva o Verão será preservação do meio ambiente e promoção da qualidade de vida dos veranistas. A Força Verde, formada pelo Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar e Instituto Ambiental do Paraná, vai atuar em toda a extensão do litoral e, especificamente, na Ilha do Mel, onde além de fazer cumprir a legislação ambiental, será responsável por repasse de informações sobre proteção da natureza e combate ao tráfico de drogas.
As polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico-Legal (IML) vão transferir suas estruturas para as sedes da operação, em Matinhos (litoral), Foz do Iguaçu (Oeste), Carlópolis (Norte Pioneiro – Represa de Chavantes) e Primeiro de Maio (Norte – Rio Paranapanema).
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Quem freqüentar as praias paranaenses poderá participar de atividades do Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera), da Secretaria de Estado da Educação e do projeto piloto do Paraná em Ação, feira de cidadania que será instalado em Guaratuba, onde diversos serviços serão oferecidos. A programação desenvolvida pelos órgãos estaduais será divulgada pela Televisão Paraná Educativa.
Segurança
A Operação Sossego Público vai cumprir a resolução do Conselho Nacional de Trânsito que determina multa de R$ 127,69 para o motorista pego abusando do volume do som automotivo. O infrator também perde cinco pontos na carteira e tem o carro apreendido. Em anos anteriores, os motoristas assinavam termo circunstanciado, tinham o som retirado e retido até a data da audiência.
Salva-Vidas
Para garantir a segurança na água, com ações preventivas e de orientação, o Corpo de Bombeiros vai ampliar de 96 para 107 o número de postos de guarda-vidas no litoral. Outros oito postos vão ser ativados na Costa Oeste.
No litoral, em Pontal do Paraná, de Pontal do Sul a Monções, vão estar ativados 36 postos de guarda-vidas. No município de Matinhos, do balneário de Corais até a prainha de Caiobá, serão mais 35 postos. Já em Guaratuba, entre a praia de Caieiras e a Barra do Saí, são 29 os postos de guarda-vidas. O Corpo de Bombeiros também vai atuar em Paranaguá e na Ilha do Mel, além de Guaraqueçaba, Antonina e Morretes.
Na Costa Oeste o Corpo de Bombeiros vai estar presente nos principais balneários do lago de Itaipu, e ainda na região de Medianeira, em Marechal Cândido Rondon e Entre Rios do Oeste. Na Costa Oeste os bombeiros militares vão trabalhar em conjunto e supervisionando guarda-vidas civis.