A chapa Ciência e Consciência foi a vencedora da eleição que definiu a nova diretoria da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR). O candidato Francisco Marques, 35 anos, professor do Departamento de Química da UFPR, é o novo presidente da entidade sindical pelos próximos dois anos. A chapa de Marques obteve 617 contra 556 da chapa Associação dos Professores.
A nova diretoria será empossada amanhã, às 20 horas, na sede da APUFPR. Marques, que é professor da universidade há sete anos, chega à presidência pregando uma nova postura da associação. "O sindicato precisa ser recolocado no debate contra o desmonte da universidade pública. As últimas gestões não fizeram isso", declarou.
A proposta é mobilizar a categoria para debater alternativas que possam amenizar a falta de condições de trabalho e o congelamento de salário, que já dura sete anos.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
Uma das preocupações é garantir recursos para financiar trabalhos de professores. Segundo Francisco, o dinheiro disponibilizado pelo governo federal acaba parando nas mãos de um restrito grupo de pesquisadores brasileiros. A idéia é democratizar esta verba para um número maior de professores que não pertencem a estes grupos. "Nos anos 90, a universidade absorveu muitos professores que trouxeram suas próprias linhas de pesquisa, mas encontram dificuldades para financiá-las."
Leia mais em reportagem de Dimitri do Valle, na Folha do PAraná/Folha de Londrina