Apesar de continuar sem sede própria, o excelente teatro de bonecos produzido no Paraná inicia hoje mais uma empreitada. Neste domingo começou o projeto "Férias Animadas", que todos os anos apresenta extensa programação no período de férias escolares de verão.
Desta vez serão 23 espetáculos, cinco a mais do que na edição do ano passado. Entre as novidades, um dos destaques será a Companhia de Teatro Arte e Manha, de Guarapuava, com a montagem "As Cavalhadas". Esta vai ser a primeira vez que a trupe se apresentará no "Férias Animadas".
Outra atração inédita serão os debates, programados para o encerramento de cada apresentação com o objetivo de promover a integração e a reciclagem dos artistas. "Na verdade, estes debates funcionam como a primeira fase de um projeto que estamos chamando de "Memória" e que tem a função de resgatar a história do Teatro de Bonecos, explica o presidente da Associação Parananense do Teatro de Bonecos, Odílio Malheiros.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Entre as inovações, outro destaque deste ano vai para os quatro workshops, realizados no Teatro Guaíra. As oficinas serão divididas entre os temas "Produção Teatral e Marketing Cultural", "Criação Plástica da Personagem", "O Ator no Teatro de Formas Animadas" e "O Gesto e a Palavra". Respectivamente ministradas por Simone Kobachuk, Marilda Kobachuk, Renato Perré e Olga Romero.
Na grade de programação, a maioria dos espetáculos estará no palco do Guairinha. De 31 de janeiro a 3 de fevereiro haverá também apresentações externas e gratuitas, na Praça Santos Andrade.
Mágica, ventriloquismo e bonecos de fio fazem parte da programação de hoje no projeto "Férias Animadas". É uma parceria entre o Teatro Guaíra e a Associação Paranaense de Teatro de Bonecos, que apresenta espetáculos diários no Guairinha até 11 de fevereiro.
O "Show de Magia e Ventriloquismo", com o experiente professor Sander, é dirigido a um público amplo. Os bonecos Cirilo e Zezinho agradam espectadores de todas as idades com o seu bom humor e dinamismo.
Além da performance da dupla, o professor coordena um show de mágica em que utiliza objetos como espada, dados, bolas, lenços e outros objetos.
Após a apresentação da manhã, o palco do Guairinha ficará por conta da Cia Internacional, de Curitiba. O espetáculo "Pátria Amada Brasil", no final da tarde, usará bonecos de fio para narrar a história de umma menina que viaja pelo mundo. Ao entrar em contato com diferentes países e costumes, ela acaba aprendendo a valorizar a cultura brasileira.
Amanhã, outras duas companhias curitibanas estarão na programação do "Férias Animadas": Cia Bordenowski e Daysi Neri Produções. Respectivamente, irão apresentar os espetáculos "Cachorro Valente" e "Histórias de Reis e Rainhas".
Os espetáculos selecionados para o "Férias Animadas" formam um grande painel de técnicas, linguagens e materiais utilizados na arte bonequeira. Muitas montagens são baseadas em clássicos da literatura infanto-juvenil brasileira.
Curitiba já é conhecida nacionalmente pela tradição bonequeira. Na primeira quinzena de julho, acontecerá a 10ª edição do Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, que reúne em Curitiba os maiores talentos nacionais e internacionais da área. "Esperamos que até lá, ao menos a nossa antiga sede já esteja reformada para abrigar alguns espetáculos", diz Malheiros.
A sede própria a que ele se refere, situada na Rua Mateus Leme (Largo da Ordem), abrigou a edição do ano passado do "Férias Animadas", mas foi desativada por falta de condições técnicas e de estrutura. A promessa era de que o prédio fosse reformado em breve, o que ainda não aconteceu.
Outra promessa antiga da Secretaria da Cultura era a de construção de uma nova sede para abrigar o Teatro de Bonecos, situada na Rua 13 de Maio, mas o projeto está parado.
Serviço: O "Show de Magia e Ventriloquismo" terá início hoje às 10 horas e o espetáculo "Pátria Amada Brasil" começa às 17 horas, ambos no Guairinha, com ingressos a R$ 1,00.