Nesta quarta-feira às 16 horas e 16 minutos começa o outono. A estação, que se caracteriza por temperaturas amenas, este ano terá um início diferente. O calor deve se manter até meados de abril. Para os próximos quatro dias, a previsão do Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar) é de aumento das chuvas por causa de uma frente fria que está no Rio Grande do Sul, mas o fenômeno não terá força suficiente para derrubar as temperaturas no Paraná.
Segundo o meteorologista Marcelo Brauer, o outono deve ter temperatura e índice de chuva próximos da média normal. Curitiba e a região metropolitana são as regiões paranaenses que terão maior umidade no período. Já nas regiões Norte, Oeste e Centro-Sul deve chover um pouco menos que nos anos anteriores.
Brauer diz que o Paraná não estará sob o efeito do El Niño durante o outono e inverno. ''O que se espera é uma atividade do El Niño a partir do segundo semestre, com intensidade de fraca a moderada.''. O fenômeno do El Niño é o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, que persiste por um período médio de quatro meses e afeta o clima em escala mundial.
Leia mais:
Orquídea do Paraná recém-descoberta corre risco de extinção
Justiça mantém liminar que isenta pacientes de pagarem pedágio nos Campos Gerais
IAT orienta população sobre cuidados com animais vitimados por incêndios florestais
Unidades de Conservação do Paraná receberam 38 mil visitantes em julho
» Leia a matéria completa na Folha de Londrina desta quarta-feira.