Pacientes portadores de lesões por esforços repetitivos (LER) e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho estão encontrando na acupuntura uma alternativa de tratamento. O atendimento é oferecido pelo Centro Regional de Especialidades da Kennedy, em Curitiba.
Atualmente, os três médicos especialistas que trabalham no local atendem, em média, 20 pessoas por dia. O médico Nélio Sella revela que os métodos de tratamentos utilizados dependem da evolução da doença. Geralmente possuem um enfoque multidisciplinar, envolvendo médicos, fisioterapeutas, terapia ocupacional, acupuntura, ginástica terapêutica, hidroterapia e massagem chinesa.
O médico acrescenta que as diferentes técnicas empregadas dentro da acupuntura visam tratar o processo inflamatório instalado nesse tipo de doença. Segundo Sella, associada a outros tratamentos ou isoladamente, a acupuntura é eficaz nos resultados, inclusive nos pacientes já submetidos a tratamento cirúrgico.
Leia mais:
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais civis adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar os filhotes em Curitiba
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
Além do tratamento de lesões por esforços repetitivos e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, o Centro Regional de Especialidades da Kennedy também recebe um grande número de pacientes com diferentes tipos de doenças. A maior procura é para o tratamento de dores na coluna, seguido de enxaquecas e artroses. A acupuntura também é procurada para o tratamento de stress e doenças alérgicas, como asma brônquica e rinites, bastante freqüentes no inverno.
Dependendo do caso, o tratamento pode levar de dois a quatro meses. Cada paciente faz, em média, 10 sessões. Todo o material utilizado é descartável, inclusive o lençol da cama.
Para ter acesso ao tratamento no Centro Regional de Especialidades, o paciente deve procurar antes uma unidade de saúde. O médico de plantão faz a avaliação e encaminha os casos em que a especialidade é indicada. Além da acupuntura, outras 28 especialidades são ofertadas no CRE-Kennedy.