Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lideranças

Pacto Oeste busca plataforma logística intercontinental

AEN
24 abr 2011 às 15:29

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e lideranças do Pacto Oeste, vão apresentar nesta segunda-feira (25) ao governador Beto Richa, o projeto que pretende fazer do eixo Cascavel-Guaíra e mais o Departamento de Canindeyú (Paraguai) no maior corredor de produção de proteína animal do mundo. O objetivo é implantar na região o maior centro logístico do interior do continente, integrado ao fluxo de mercadorias entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

O Pacto Oeste, que reúne onze municípios e parte do Paraguai, se constitui em um forum orientado para o desenvolvimento do eixo multifuncional e multimodal da região. O organismo faz a mediação de interesses, mediante consenso, para a formalização dos projetos daquela zona econômica. Para isso, busca apoio no Governo do Estado e no Ministério do Planejamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o secretário José Richa Filho, o projeto de desenvolvimento da área de atuação dos municípios do Pacto Oeste integra o novo enfoque estratégico do setor de infraestrutura, logística e obras no Estado. O grupo vai mostrar ao governador que um de seus objetivos é criar uma agenda estratégica de projetos prioritários de infraestrutura e logística e promover a gestão do eixo de integração de forma compartilhada.

RESULTADOS –
Além de tornar a região o maior corredor de produção de proteína animal do planeta, o Pacto Oeste pretende ainda implantar uma plataforma logística binacional, criando um binário econômico entre Guaíra, no Paraná, e Salto de Guairá, no Paraguai.

Leia mais:

Imagem de destaque

Consumidor paranaenses adere à Black Friday e prepara o bolso

Imagem de destaque
Portal das Orquídeas

Vice-governador entrega residencial com 240 unidades em Londrina

Imagem de destaque
''Rastro Neural''

Filme de ficção científica será rodado no final de novembro em Maringá

Imagem de destaque
3.389 ocorrências

Operação de combate a incêndios do Paraná termina: 2024 já teve o dobro de ocorrências de 2023


Outro objetivo do Pacto Oeste é integrar a infraestrutura regional, nacional e continental à logística do IIRSA (Iniciativa para la Integacion de la Infraestrutura Regional Suramericana), contemplando a região estratégica conhecida como do "Trópico de Capricórnio", que envolve vários estados brasileiros e da América do Sul. Ainda faz parte das metas da entidade tornar a região prioritária para a integração do corredor ferroviário bioceânico.

O secretário José Richa Filho, além de reconhecer o esforço do Pacto Oeste, disse que a identidade do projeto com as novas estratégias logísticas de sua pasta são muito importantes para o desenvolvimento da região. "O projeto estimula o desenvolvimento da região Oeste, gerando emprego, renda e mitigando os problemas de fronteira". Além disso, acrescentou, busca tornar o Paraná um ator do desenvolvimento do subcontinente, "superando os limites de um player nacional".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo