Os motoristas de Curitiba poderão pagar estacionamento de modo mais fácil. A nova opção do EstaR (Estacionamento Regulamento) pode ser controlado por telefone celular ou outra modalidade eletrônica. Os usuários terão um número designado para acionar o EstaR eletrônico. O projeto, de autoria do vereador Zé Maria (PPS), foi aprovado nesta segunda-feira (28), em primeiro turno.
A proposta pretende facilitar o estacionamento nas ruas e também o cadastramento dos veículos da cidade. Zé Maria ainda lembrou que a medida aumentará a arrecadação do Fundo de Apoio ao Deficiente (FAD), para o qual 5% das verbas do EstaR são destinadas.
Segundo o vereador, a sanção da lei não elimina a utilização do documento do EstaR vigente. Zé Maria explicou o funcionamento da novidade. "O motorista poderá comprar créditos de quaisquer valores nos pontos de venda e cadastrar quantas placas de carro quiser em um mesmo número de celular. Inúmeras vezes, os usuários estão em filas ou compromissos e ficam impedidos de sair do local para fazer a troca do talão no carro. Em outras, o motorista não encontra de imediato o agente de trânsito, o que ocasiona transtornos e insatisfações", disse.
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
A ideia é que, ao digitar o código pelo celular, a permanência do estacionamento fique renovada por mais uma hora. O parlamentar sugeriu que mensagens também sejam enviadas ao celular do motorista, contendo, por exemplo, a informação de quando o estacionamento do carro terá o horário vencido, além da opção de renovação da permanência.