Uma solenidade realizada na segunda-feira à tarde, na Praça 19 de Dezembro, marcou a entrega das obras de restauração do painel de Erbo Stenzel, que integra o complexo de monumentos comemorativos da emancipação política do Paraná.
O trabalho de restauro foi realizado por alunos do Curso de Restauro Arquitetônico e Escultórico, uma iniciativa do Centro de Cultura Italiana PR/SC, com recursos do governo da Itália (Ministero Italiano del Lavoro).
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, os 30 alunos participantes do curso são artistas plásticos, engenheiros, arquitetos e restauradores do Paraná e Santa Catarina. Durante 40 dias, as obras de conservação do painel da Praça 19 de Dezembro fizeram parte do programa do curso desenvolvido com o know how da Fundação Kepha (Centro Internacional de Formação do Vaticano).
Leia mais:
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Segundo os técnicos, a ação do tempo e da poluição foi responsável pela degradação do painel que apresentava problemas graves de infiltração, podendo comprometer sua estrutura. Para solucionar as falhas foram feitos trabalhos de intervenção pontual com emplastros, limpeza de sujidade e depósitos localizados, execução de novos rejuntes com argamassa hidráulica e remoção mecânica dos depósitos de carbonato sobre as faces dos pilares.
O painel em baixo relevo, esculpido em bloco de granito, representa diversas fases do desenvolvimento sócio-econômico do Estado e faz parte de um complexo monumental, composto também por um obelisco com o brasão do Paraná, a estátua do Homem Nu e a escultura da Mulher Nua.