Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Para perder o medo do público

Redação - Folha do Paraná
29 jun 2001 às 10:16

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um concerto no meio da tarde de hoje vai reunir no grande auditório do Teatro Guaíra cerca de 2 mil crianças da rede pública de ensino, que foram convidadas para assistir à apresentação de uma orquestra de cordas. A curiosidade do evento é que essa orquestra será formada por 70 músicos mirins e adolescentes, que estudam pelo método Suzuki.

Ao som de violinos, violas e violoncelos os pequenos artistas tocarão obras populares e eruditas. No programa constam desde Zequinha de Abreu ("Tico-tico no Fubá") e Pixinguinha ("Carinhoso"), passando por cantigas de roda, até Bach, Schumann, Paganini e Shinichi Suzuki, o mentor do método de ensino às crianças.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Este será o quarto encontro promovido nestes moldes pela Associação da Educação do Talento Musical do Paraná em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Os concertos anteriores aconteceram no Canal da Música.

Leia mais:

Imagem de destaque
Com apoio do Estado

Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025

Imagem de destaque
Cinquenta anos de pena

Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio

Imagem de destaque
Superando média histórica

Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná

Imagem de destaque
Londrina em segundo lugar

Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná


Segundo a professora Taís Ferronato este projeto surgiu da necessidade de se buscar um novo público para os alunos de música. Nas apresentações da escola a platéia era sempre a mesma, constituída pelos pais, tios, avós, primos, vizinhos. Não saía do restrito âmbito familiar.

Publicidade


A proposta deste trabalho é a de propiciar às crianças da pré-escola até a quinta série um encontro musical com artistas mirins da mesma faixa etária. Dentro de um clima informal abre-se a esse público também a oportunidade de quebrar a timidez em entrar no teatro.


Uma das finalidades é, aos poucos, possibilitar a formação de platéias. Mas nada impede que se descubra entre os ouvintes um talento nato. O ponto alto da apresentação se dá quando a professora Simone Savytzky escolhe aleatoriamente crianças para subirem ao palco. Elas descobrem que tocar é fácil. Numa dessas vezes, um menino empunhou o violoncelo com tal intimidade que impressionou os professores. Estarão no concerto de hoje alunos de quatro escolas de Curitiba e de 11 escolas de São José dos Pinhais.

Serviço: Concerto de alunos do método Suzuki para 2 mil crianças de escolas públicas. Hoje, às 15 horas, no Guairão. Promoção da Associação da Educação do Talento Musical do Paraná e Secretaria de Estado da Cultura.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo