Os candidatos que realizaram neste domingo a primeira prova do segundo vestibular em 2003 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) consideraram o tema da redação fácil e as questões de geografia e história razoáveis.
Boa parte dos vestibulandos deixou os locais de provas por volta das 10 horas. O número de faltosos no primeiro dia do concurso foi de 970 candidatos, correspondente a 6,6% dos inscritos.
De acordo com a Comissão do Vestibular Unificado (CVU), o índice de desistência foi menor do que o registrado no vestibular anterior da instituição, realizado em janeiro deste ano, quando 8,4% dos inscritos faltaram no primeiro dia do concurso.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
''Foi tranquilo; gostei do tema da redação e deu para fazer legal'', disse a estudante Michele Sala, 17 anos, ao avaliar as três primeiras provas do vestibular da UEM.
Ela tenta uma vaga de administração na UEM e disse que a principal dificuldade foi resolver questões de geografia sobre o Estado do Paraná. ''Sou paulista e não conheço muito bem particularidades do Paraná, mas deu para resolver as demais questões tranquilamente'', afirmou.
Franciele Bircher, 17 anos, também achou as provas de história e geografia fáceis e gostou do tema de redação. ''Achei um tema fácil'', disse. Ela está prestando vestibular para uma vaga no curso de odontologia.
Este ano, o tema escolhido para redação foi transplante de órgãos. Na primeira opção, o candidato deveria avaliar cinco textos extraídos de revistas e jornais sobre transplante de órgãos e fazer uma dissertação. Na segunda opção, o candidato deveria fazer uma narrativa a partir de um texto que revelava a expectativa de uma personagem que precisava receber um órgão.
O vestibular da UEM termina na quarta-feira. Nesta segunda, os candidatos resolvem questões das provas de biologia e matemática. Amanhã serão aplicadas as provas de comunicação e expressão e, na quarta-feira, as provas de física e química.
O resultado do vestibular sai no dia 5 de junho e as matrículas deverão ser feitas entre 10 a 12 de junho. As aulas para os aprovados neste vestibular começam no dia 30 de junho. A UEM está disponibilizando 1.592 vagas em 48 cursos. No total 14.796 pessoas se inscreveram para o vestibular.