A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lança neste sábado a campanha de combate a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, em todo o Paraná. O objetivo é vacinar 95% das crianças com menos de cinco anos.
A meta da Secretaria da Saúde é vacinar 100% da população nesta faixa etária, o que equivale a 900.191 crianças. O processo ocorrerá em duas etapas, a primeira no dia 5 de junho e a segunda, no dia 21 de agosto.
Para essa primeira etapa foram disponibilizadas 1,5 milhão doses de vacina Sabin, distribuídas entre os 9.200 postos de saúde do Estado. Cerca de 15.200 pessoas estarão trabalhando nesta etapa da campanha das 8h às 17 h.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
A campanha é um compromisso com a população de se erradicar essa doença, que não apresenta um caso no País desde 1989 e, no Paraná, desde 1986. Desta maneira, é fundamental não permitir a formação de grupos suscetíveis (indivíduos sem proteção) em todo o território nacional.
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, que atinge apenas o ser humano, causada pelo poliovírus em um dos seus sub-tipos: 1, 2 ou 3 e é transmitido de pessoa para pessoa.
AEN