A maioria das escolas públicas do Paraná aderiu ao Dia Nacional da Família na Escola, convocada pelo Ministério da Educação. Em vez de um dia de aulas comuns, alunos do ensino básico e fundamental foram convocados a convidar seus pais e familiares a participar de um dia de atividades em suas escolas.
A partir desta idéia, cada instituição teve liberdade para inventar sua programação. E aconteceu de tudo um pouco: apresentações de teatro, música e danças, jogos entre pais e filhos, pais trabalhando na pintura e conserto das instalaçoes de colégios, e muitas palestras alertando sobre a importância da integração entre os pais e escolas.
No Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Curitiba, por exemplo, os pais decidiram fazer uma inversão de papéis, com objetivo de entender o funcionamento de uma escola. Assim, por um dia, pais viraram diretor, secretário, professor ou merendeiro do colégio. Já na Escola Estadual Dom Ático da Rocha, a decisão foi fazer dinâmicas de grupo durante toda a semana. Alunos e pais vão assistir aulas, participar de trabalhos na secretaria. A escola também está organizando momentos de conversa e uma urna para que os pais coloquem sugestões e avaliações.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
No Paraná, a Secretaria Estadual de Educação decidiu estender a programação de um dia, prevista pelo Ministério, para uma semana inteira (de 23 a 28 de abril) de atividades com os familiares dos alunos.
A importância do envolvimento da família na vida escolar do estudante foi comprovada, recentemente, através de uma pesquisa feita com base nos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Cruzando dados do desempenho na avaliação com o perfil sócio-econômico dos alunos, foi comprovado que o envolvimento dos pais propicia um aumento de até 14 pontos na nota média do aluno nas provas do Saeb.
Leia mais sobre o assunto na edição da Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quarta-feira