Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ideb

Paraná adere ao Plano de Desenvolvimento da Educação

Redação Bonde
18 dez 2007 às 15:23

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná foi o 25º estado a aderir o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O estado tem o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do país, com nota 5 nas primeiras séries do ensino fundamental A média nacional é 3,8.

Mesmo antes do lançamento oficial, 80% dos municípios paranaenses já elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR) que habilita à participação no PDE.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O ministro da Educação, Fernando Hadadd, atribuiu este resultado ao grande intercâmbio entre governo federal e Secretaria da Educação do Paraná, e disse que a partir de agora com o compromisso assinado, cobrará do estado a posição de "ponte" no intercâmbio com os municípios para que as metas sejam alcançadas.

Leia mais:

Imagem de destaque
7,84 milhões de litros por segundo

Chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu nesta segunda

Imagem de destaque
Com apoio do Estado

Romaria Diocesana de Apucarana deve atrair mais de 20 mil pessoas no início de 2025

Imagem de destaque
Cinquenta anos de pena

Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio

Imagem de destaque
Superando média histórica

Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná


Segundo as previsões do eastado, em 2022 o Paraná deve atingir nota 6,9 no Ideb, enquanto no resto do país a expectativa é que a nota seja 6.

Publicidade


O ministro defendeu o direito de todos ao ensino. "A escola pública tem que ser para 100% da população. Estamos chegando ao final do ano com planos de trabalho em andamento. Os prefeitos podem deixar seus cargos, que haverá continuidade porque o plano já foi entregue, aprovado e as obras estão sendo realizadas. Ele só tem que dar continuidade ao trabalho".


Coube à secretária de Educação Básica, Maria do Pilar, explicar aos prefeitos paranaenses presentes na solenidade as 28 diretrizes previstas no compromisso.

Publicidade


Ela disse que o esforço é conjunto e que é preciso que todos os educadores conheçam o Ideb, que desafia os dirigentes a tomar novas posições.


Segundo a secretária, até o início de dezembro dos 5.564 municípios brasileiros, 3.878 se comprometeram a seguir as medidas estabelecidas no plano, como a alfabetização de todas as crianças até a idade máxima de oito anos e o acompanhamento de cada aluno.

Publicidade


O ministro afirmou que a não-prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) pelo Senado não deve comprometer os investimentos da área social.


De acordo com Haddad, o orçamento deve ser refeito e a expectativa é de que se mantenha o ritmo atual nos programas da área de educação.

AEN


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo