Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Época de férias escolares

Paraná: carteira de vacinação atualizada protege crianças e jovens em viagens

Reportagem Local
08 jul 2024 às 16:17
- Jaelson Lucas/Arquivo AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas famílias aproveitam as férias de julho para passear em outros locais do Estado, do País ou mesmo no Exterior. Por isso, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) chama a atenção de pais e responsáveis por crianças e adolescentes para aproveitarem essa época do ano e atualizarem a carteira de vacinação, garantindo proteção durante e após as férias.


Para viagens no Brasil, a orientação é que estejam atualizadas, especialmente, as imunizações contra febre amarela, poliomielite, sarampo, rubéola, difteria e tétano. Se a opção for por viagens ao Exterior, é preciso estar atento às orientações de cada país, inclusive o prazo de antecedência para estar devidamente imunizado na data da viagem. No Paraná, estão disponíveis 1.930 salas de vacinação para a atualização do documento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Considerada um direito do cidadão, a imunização faz parte da Atenção Primária e é uma das medidas mais importantes para a redução de doenças, sequelas e mortes. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), existem vacinas para a prevenção de mais de 20 doenças fatais, o que evita cerca de 2 milhões a 3 milhões de mortes todos os anos por doenças, como difteria, tétano, coqueluche, influenza e sarampo.

Leia mais:

Imagem de destaque
9 mil crianças na espera

Curitiba tem fila em creches como pauta eleitoral e judicialização por falta de vaga

Imagem de destaque
Carteira Assinada

Agências do Trabalhador do Paraná iniciam a semana com 24,1 mil vagas, maior número do ano

Imagem de destaque
Região Norte é mais afetada

Estiagem afeta desenvolvimento de trigo e quebra safra no Paraná

Imagem de destaque
Veja vídeo:

Dunga e a esposa sofrem acidente na BR-116 na região metropolitana de Curitiba


Publicidade

FAMÍLIA TODA


Segundo a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Virginia Dobkowski Franco dos Santos, o período das férias de julho pode ser ideal para a atualização do documento não só das crianças, mas de toda a família. “Uma forma de cuidado e carinho, que traz benefícios e previne muitas doenças e evita dor de cabeça futura. As vacinas estão distribuídas em todo o Paraná durante o ano todo”, ressalta.

Publicidade


A Sesa ainda reforça que a vacina contra a gripe pode ser uma grande aliada para a defesa do organismo nesta época do ano. Ela é gratuita no SUS (Sistema Único de Saúde) e está disponível para todas as faixas etárias a partir dos seis meses de idade.


"Com a chegada do inverno é esperado que doenças respiratórias como a gripe ganhem destaque entre as manifestações em crianças. Por isso, é importante que as famílias utilizem o período das férias escolares para colocarem o calendário de vacinação dos pequenos em dia”, complementa a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesa, Fernanda Crosewski.

Publicidade


Confira a finalidade das principais vacinas ofertadas no Paraná:


- BCG: protege contra formas graves de tuberculose

Publicidade


- Pentavalente: contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae tipo B (bactéria que causa meningite)


- Pneumocócica 10-valente: contra pneumococo, bactéria que causa pneumonia e meningite

Publicidade


- Meningocócica C: contra o meningococo C, bactéria que causa meningite


- Rotavírus: contra diarréia e desidratação

Publicidade


- VIP: contra os sorotipos 1, 2 e 3 da poliomielite


- VOPb: protege contra os sorotipos 1 e 3 da poliomielite


- Dupla Adulto (dT): contra difteria e tétano


- Tríplice Viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola


- Tríplice Bacteriana (DTP): protege contra difteria, tétano e coqueluche


- dTpa: é administrada em gestantes e protege contra difteria, tétano e coqueluche


- Varicela: contra catapora


- HPV: protege contra quatro tipos de papilomavírus humano, dois deles responsáveis por 90% das verrugas genitais e os outros dois pelo aparecimento de cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero


- Febre Amarela: protege contra a doença e é recomendada para as pessoas que vão se deslocar para áreas fora do Paraná, que tenham recomendação de vacinação 


(Com informações da Agência Estadual de Notícias)


Imagem
Carteira de vacinação atualizada protege crianças e jovens em viagens
Atualize a carteira de vacinação durante as férias de julho! Proteja-se contra doenças com vacinas gratuitas no SUS. Disponíveis em 1930 salas no Paraná.
Imagem
Homem ateia fogo em casa de madeira com idosa dentro e é preso em Londrina
Um homem de 58 anos foi preso acusado de atear fogo em casas de madeira no Jardim Califórnia, na Zona Leste de Londrina, na noite deste domingo (7).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade