Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
De 1º a 20 de maio

Paraná começa a primeira etapa da vacinação contra aftosa

Redação Bonde
29 abr 2006 às 17:11

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O vice-governador Orlando Pessuti e o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, lançaram nesta sexta-feira a primeira etapa da campanha da vacinação contra a febre aftosa de 2006, que acontece de 1º a 20 de maio. A iniciativa ocorreu na Fazenda Várzea Grande, localizada no município de Floresta.

Pessuti ressaltou a importância da vacinação lembrando que a ação faz parte do processo para que o Paraná recupere o status sanitário de área livre de febre aftosa, com vacinação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ele disse que as ações desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura nas últimas semanas após o sacrifício sanitário de mais de seis mil animais, como o trabalho de sorologia, o vazio sanitário, colocação de bezerros sentinelas nas propriedades interditadas, são extremamente necessárias como para reconquistar o status junto à Organização Mundial de Saúde Animal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Motorista de caminhão é preso após acidente com morte em Siqueira Campos

Imagem de destaque
Luto

Morre o escritor Dalton Trevisan, o lendário vampiro de Curitiba, aos 99 anos


O vice-governador destacou ainda o trabalho permanente da Claspar (Empresa Paranaense de Classificação de Produtos) e dos técnicos da Defesa Sanitária Animal, nas 30 barreiras fixas, nas divisas do Paraná com Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, e em outras volantes, fundamentais na fiscalização e controle dos animais procedentes de outros Estados. "Para que as ações sejam cada vez mais eficientes, o Governo está estruturando melhor a equipe de técnicos e veterinários da Agricultura que atuam nessa área", concluiu Pessuti.

Publicidade


Segundo Newton Pohl Ribas, o desafio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, é vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos do Paraná. Segundo o secretário, o sucesso da Campanha depende do envolvimento de todos para que seja alcançado o índice vacinal desejado.


"O rebanho do nosso Estado é de 10,2 milhões de animais. Na segunda etapa da Campanha, realizada em novembro do ano passado, conseguimos vacinar 97,6% dos animais. Um índice considerado satisfatório! Mas, queremos superá-lo na primeira etapa da Campanha deste ano", disse.


O secretário ressaltou ser importante a participação de todos os criadores para que a vacinação atenda às expectativas do país. Segundo ele, vacinar todo o rebanho do Paraná é o desafio do Governo do Estado, dos pecuaristas, do Ministério da Agricultura, de todas as 35 entidades que compõem o Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa) e das 15 que formam o Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná (Fundepec). "Também contamos com o envolvimento de todos os 161 conselhos municipais e intermunicipais de sanidade agropecuária no Estado", comentou.

Agência Estadual de Notícias


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo