A Secretaria Estadual de Saúde confirmou ontem mais dois casos de contaminação por hantavírus no Paraná. Dois trabalhadores da extração de pinus do município de Pinhão, na região de Guarapuava, foram infectados no final do ano passado. Segundo a Secretaria, o estado de saúde dos dois é bom.
Com esses casos, sobe para 24 o número de pessoas que contraíram hantavirose no Paraná, desde agosto do ano passado. Cinco mortes foram registradas.
A Secretaria de Saúde está fazendo uma pesquisa com trabalhadores das áreas de reflorestamento nas regiões de Guarapuava e União da Vitória. Os técnicos da Secretaria, do Centro Nacional de Epidemiologia e das secretarias municipais de Saúde de Guarapuava e União da Vitória, estão aplicando um questionário com 70 perguntas aos trabalhadores e também aos moradores vizinhos das áreas onde foram registrados casos da doença.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
A pesquisa deve identificar os fatores de risco da transmissão da hantavirose e auxiliar na prevenção. O questionário vai especificar desde as funções que cada trabalhador exerce até os hábitos domésticos.